DISTRITO FEDERAL, Brasília - Programação do Iphan-AM celebra o aniversário de 352 anos da capital manauara


O Encontro das Águas é um dos bens tombados como Patrimônio Cultural pelo Iphan em Manaus (AM) (Foto: Acervo Iphan-AM)

Manaus já nasceu grande: milhares de indígenas habitavam as duas margens do rio Negro quando da expansão portuguesa na Amazônia do século XVII. O mais importante deles foi o povo Manáo, que também emprestou seu nome à capital que comemora, no próximo dia 24, 352 anos de fundação. A história da formação da mais populosa cidade da região Norte será celebrada, entre os dias 13 e 15 de outubro, durante a Semana do Patrimônio Cultural 2021 realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

A programação prevê a realização de três rodas de conversa. A primeira ocorre nesta quarta-feira, 13, com o tema “O Centro Histórico de Manaus através da Arqueologia”, tendo como palestrante Tatiana Lima Pedrosa dos Santos, da SEC Amazonas e . Já na quinta-feira, 14, será promovida a palestra “O Centro Histórico de Manaus”, do ponto vista do patrimônio edificado, com a participação de Otoni Mesquita. Por fim, na sexta-feira, 15, roda de conversa sobre “Educação patrimonial: princípios e estratégias”, com Sônia Rampim, do Iphan, João Fernandes, do Casarão de Ideias.

“A Semana do Patrimônio Cultural é uma atividade prevista no Plano Anual da superintendência do Iphan no Amazonas. Com o objetivo de fomentar a participação e o diálogo com a sociedade, o evento envolve organizações que atuam no campo do Patrimônio Cultural, daí ser tão importante a parceria com a Secretaria de Cultura do Amazonas”, avalia a superintendente do Iphan-AM, Karla Bitar. “A proposta das rodas de conversas divididas nos três dias do evento é reunir, de modo transversal, as temáticas associadas ao patrimônio edificado, arqueologia e educação patrimonial.”

Patrimônio Cultural no Amazonas
O estado do Amazonas possui um conjunto de edificações tombadas como Patrimônio Cultural do Brasil. O conjunto urbano de Manaus é o maior destaque, reunindo cerca de quatro mil edificações tombadas e situadas na área de entorno. Dentro do conjunto, se sobressai o Teatro Amazonas, que marca a paisagem da cidade e a vivência da população manauara. O Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões em frente à capital também é um bem cultural tombado e protegido pelo Iphan.

No campo do Patrimônio Imaterial, o Amazonas possui três bens registrados como Patrimônio Cultural. O primeiro deles foi Cachoeira Iauaretê – Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papuri, reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2006, sendo o primeiro bem cultural do Brasil a ser inscrito no Livro de Registro de Lugares. Também são registrados o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins.

Serviço
Semana do Patrimônio Cultural 2021
Data: 13, 14 e 15 de outubro de 2021
Horário: 15h

Programação
Dia 13/10, quarta-feira, das 15h às 16h10 (horário Manaus)
Transmissão Canal SEC- https://www.youtube.com/c/CulturadoAM
Patrimônio Material Arqueológico
Palestra: O Centro Histórico de Manaus através da Arqueologia
Palestrante: Tatiana Lima Pedrosa Santos (SEC-AM/UEA)
Mediadora: Mônica Nogueira (IPHAN/AM)

Dia 14/10, quinta-feira, das 15h às 16h10 (horário Manaus)
Transmissão Canal da SEC- https://www.youtube.com/c/CulturadoAM
Patrimônio Material Edificado
Palestra: O Centro Histórico de Manaus
Palestrante: Prof. Otoni Mesquita
Mediadora: Ana Pedrosa (IPHAN/AM)

Dia 15/10, sexta-feira, das 15h às 16h10 (horário Manaus)
Transmissão Canal da SEC- https://www.youtube.com/c/CulturadoAM
Roda de Conversa: Educação Patrimonial: princípios e estratégias
Convidados: Sônia Rampim IPHAN/Sede e João Fernandes- Casarão de Ideias
Mediador: Mauro Augusto Dourado (IPHAN/AM)
Transmissão Canal da SEC- https://www.youtube.com/c/CulturadoAM

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31