RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - No Mês da Criança, atividades para toda a família incluem apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, exposição interativa Fantástico Jardim e visitas guiadas


Crédito: Daniel Ebendinger/Orquestra Petrobras Sinfônica

A Petrobras promove uma série de ações para o fomento da cultura no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. Com patrocínio da companhia, neste mês, está sendo desenvolvida uma programação educativa gratuita no espaço, com apresentações da Orquestra Petrobras Sinfônica, exposição interativa Fantástico Jardim e visitas educativas. Como uma das suas responsabilidades, a Petrobras é uma importante apoiadora do desenvolvimento da cultura no país, seja com patrocínios a projetos, eventos ou à programação de equipamentos culturais.

Música brasileira e sucessos do cinema ao ar livre
No domingo, dia 24, ainda no clima do Mês das Crianças, os pequenos poderão conhecer o trabalho da Orquestra Petrobras Sinfônica e até mesmo interagir com os músicos, através de brincadeiras sonoras que apresentam os instrumentos. A partir das 11h, ao ar livre, começa a apresentação do quinteto de metais, dentro do projeto Sons da Primavera, com um repertório que inclui trilhas de cinema e a brasileiríssima Asa Branca, de Luiz Gonzaga, uma versão da Nona Sinfonia de Beethoven e mais canções de roda do Guia Prático de Villa-Lobos.

No último dia 12, Dia das Crianças, a Orquestra Petrobras iniciou o projeto com uma apresentação totalmente voltada para o universo infantil. Um grupo de câmara, formado por oito músicos, levou um programa que foi de Mozart a Mundo Bita, de Villa-Lobos a Baby Shark. Os eventos são realizados respeitando todo o protocolo de saúde necessário para o período da pandemia da Covid-19.

As belezas do parque em exposição interativa
A Petrobras tem incentivado o desenvolvimento da cultura em diversos segmentos e plataformas, explorando novas formas para fomentar as ações com interatividade e aprendizagem. Desta forma, a parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio também inclui a exposição digital lúdico-interativa Fantástico Jardim. Lançada em 12 de outubro, o projeto apresenta as espécies botânicas do Parque do Flamengo para crianças de até 6 anos através do site www.fantasticojardim.org.

A exposição é inspirada no projeto paisagístico de Burle Marx para o Aterro, com seus jardins se transformando em um campo expandido de pesquisa, apresentando as espécies de plantas como elementos de diversão para o público infantil. Abricó-de-macaco, acácia pom-pom, coqueiro, figueira de bengala, flamboiã, jambeiro, paineira rosa, palmeira do amor, mulungu e ninfeia rubra são algumas das espécies abordadas pela plataforma, que inclui ainda as “espécies que voam”: abelha, bem-te-vi, lavadeira-mascarada, maritaca, entre outras.

A plataforma abre espaço para o desenvolvimento emocional e afetivo das crianças, bem como para o exercício cognitivo e psicomotor. Clicando e arrastando o dedo sobre a tela, é possível praticar noções de identificação e reconhecimento, por meio de cores e formas, estimulando a criatividade e a percepção do espaço virtual.

Visitas ao MAM
O domingo é dia de visitação ao Museu de Arte Moderna, com um projeto patrocinado pela Petrobras, oferecendo uma opção de passeio gratuito a toda a família em um importante cartão postal do Rio. As Visitas Petrobras são apresentadas por educadores que propõem ao público o compartilhamento e trocas de olhares, leituras e significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições. São três horários – 10h30, 13h30 e 15h – com a possibilidade de agendamento pelo site do MAM (www.mam.rio/programas-visitas). As Visitas Petrobras duram uma hora cada e, por causa da pandemia da Covid-19, o público está restrito a oito pessoas.

Fonte: Petrobras

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31