SÃO PAULO, São Paulo - Neste 23 de outubro em que a artista visual Lygia Clark (1920-1988) faria 101 anos, um site dedicado a ela é lançado, com informações sobre sua vida e trajetória criativa, assim como imagens das suas obras, documentos da sua produção intelectual e terapêutica e catálogos das exposições de que participou, entre outros materiais


A artista Lygia Clark interage com a obra Pedra e Ar, de 1966 (Foto: divulgação/Itaú Cultural)

São mais de sete mil itens. Esse manancial multimídia agora pode ser acessado em lygiaclark.com.br.

O site é dividido em quatro grandes seções: linha do tempo, obras, pelo mundo e acervo. A linha do tempo descreve datas marcantes na trajetória de Lygia, fazendo vínculos com itens arquivados pelo portal. Obras reúne sua produção artística, dividida em Primeiras experiências, Pinturas neoconcretas, Esculturas neoconcretas, Projetos de arquitetura, Não arte, Projetos não executados e Obras literárias. Pelo mundo exibe, com uso de um mapa-múndi, o alcance internacional de obras, exposições e publicações da artista. Por fim, acervo agrega todos os arquivos textuais, iconográficos e audiovisuais do projeto.

Produzido com apoio do Itaú Cultural, o site foi idealizado por Alessandra Clark, designer e neta da homenageada, e tem coordenação de Juliano Werneck.

Lygia foi pintora e escultora, tendo trabalhado também com body art (ou arte do corpo), instalações e arte terapia. Em seu trabalho, tem em vista a integração do público à obra, as experiências sensoriais e a desmistificação da arte. Em 2012, a artista foi foco de uma exposição no IC, Lygia Clark: uma retrospectiva. Acesse no nosso canal do Youtube parte dos conteúdos relacionados à mostra, entre entrevistas – além de Alessandra Clark, com os curadores Felipe Scovino e Paulo Sergio Duarte – e registros de performances.

Fonte: Itaú Cultural

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31