PARANÁ, Curitiba - Evento digital resgata importantes participações no Circuito de Arquitetura da Bienal de Curitiba e celebra marcos desta área


Foto: divulgação

A arquitetura como força criativa vem sendo celebrada na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba há anos. Agora, com a extensão digital do evento, não seria diferente. A Bienal On-Line selecionou grandes momentos ao longo dos seus 28 anos para destaques nas redes sociais (@bienaldecuritiba no Instagram, Bienal de Curitiba no Facebook) durante outubro.

A 14ª edição do evento teve como tema “Fronteiras em Aberto”, o que permitiu receber grandes nomes da arquitetura contemporânea mundial. A Bienal tem seu próprio Circuito de Arquitetura desde 2017) e, em 2020, contou com a exposição “Building a Future Countryside: Arquitetura Chinesa”. A curadoria foi de Li Xiangning com a mostra sediada no Museu Oscar Niemeyer. Uma das características da arquitetura na China atual é aliar modernidade e tradição, como demonstrada no projeto “In Bamboo”, de Philip F. Yuan, destaque da edição.

Arquitetura Local
Curitiba também ganha seu espaço durante o mês da arquitetura. Ainda na 14ª edição, aconteceu a mostra “Cidade de Muitos Povos”, com curadoria de Daniel Faust e realizada no Museu Universitário da PUCPR. “A característica principal que determinou a cultura de Curitiba foi a vinda constante de imigrantes”, o curador comenta. E essa característica pode ser observada em parques, praças e memoriais da capital paranaense – que ilustraram o evento.

A Bienal On-Line resgata ainda outra mostra no Museu Universitário da PUCPR na edição anterior: “Fronteiras em Aberto”. A curadoria foi feita pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Regional Paraná (AsBEA-PR). A Associação reafirmou a necessidade de considerar a arquitetura como uma forma de arte, uma vez que há a possibilidade de colocar em pauta a sinergia entre as duas – oportunidade oferecida pelo Circuito de Arquitetura. Arquitetos e agências nacionais foram destacados no post com imagens da mostra.

A programação de outubro continua celebrando a arquitetura na Bienal On-Line, com publicações durante a semana.


Foto: divulgação

Sobre a Bienal On-line
A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionando experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações.

A Bienal On-line tem patrocínio da Farmacêutica EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio do Grupo SC, Copel, Bergerson, BRDE e Fomento Paraná. Incentivo do Governo Estadual do Paraná - Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE - Programa de Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná - Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal - Brasil.

A programação de outubro da Bienal On-Line está disponível nas redes sociais do evento, no Instagram @bienaldecuritiba e no Facebook www.facebook.com/bienaldecuritiba. Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br.


Foto: divulgação

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31