BAHIA, Salvador - A poeta, escritora e artista visual Deisiane Barbosa foi selecionada no Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar/2016, que conta com a realização da Coordenação de Literatura / Dirart, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com o Instituto Sacatar.

O resultado foi publicado na edição deste sábado, 17 de setembro, do DOE. A artista vai residir na ilha de Itaparica, no período de 17 de outubro a 12 de dezembro deste ano.

Natural do município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Deisiane inscreveu o projeto cadê Tereza?, que propõe explorar a escrita de cartas e o texto literário, a partir de suportes artísticos, como a fotografia, videoarte, o livro de artista e arte postal.

O projeto cadê Tereza? trata da poética em torno do cotidiano de uma personagem de nome Tereza; numa composição que, livremente, mescla a ficção e a realidade – teve em seu momento inicial o objetivo de procurar, catalogar, criar a possibilidade de existência de inúmeras Terezas de batismo/personagens inventadas/mulheres reais. Aliada à proposta de residência artística no Instituto Sacatar, a escritora pretende ampliar esse inventário, concentrando sua busca pelas prováveis “Terezas” que vivem na Ilha de Itaparica, com pretensão de conhecer mulheres nativas, ouvir seus relatos, estabelecer trocas e dar seguimento à construção desses retratos, ao batismo de mais Terezas concebidas a partir de personagens reais.

Esta é a terceira edição do edital, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da criação artística e da difusão das produções literárias de artistas da palavra radicados na Bahia.

Na edição de 2015, o jornalista e escritor Tom Correia pôde projetar e concluir o livro Crônicas de um Mar sem Fúria, onde revela sua profunda ligação afetiva com a Ilha de Itaparica e o seu entorno. Já em 2014,o professor Marielson Carvalho elaborou um ensaio de crítica literária sobre a relação material e simbólica entre dois tradutores de uma tradição baiana ligada ao mar: o compositor soteropolitano Dorival Caymmi e o escritor itaparicano Xavier Marques.

Parceria Sacatar
Em 2013, o Instituto Sacatar procurou a Funceb a fim de viabilizar parceria destinada à indicação de artistas da palavra locais para participarem de residências artísticas oferecidas pelo Instituto, buscando ampliar a presença de escritores de língua portuguesa em seus programas. Nos anos de 2014 e 2015, a Funceb realizou parceria com o Instituto Sacatar para selecionar escritores. Este ano, além de desenvolver o Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2016, o Sacatar realizou seleção, mediante edital promovido pela Funceb, de artistas baianos para participar do projeto de artes visuais.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31