MINAS GERAIS, São João Del-Rei - Apresentação gratuita de Elisa Freixo mediante reserva antecipada segue todos os protocolos de segurança

O Museu Regional de São João del-Rei realiza, no dia 9 de dezembro, o recital de órgão de tubos “São João del-Rei: 308 anos”, com apresentação da organista Elisa Freixo. O evento presencial e gratuito acontece a partir das 19h e é uma homenagem da instituição ao aniversário da cidade, seguindo com rigor todas as precauções sanitárias voltadas para prevenção à Covid-19.

Devido às medidas de prevenção e distanciamento social, o público será limitado a 35 pessoas. Os interessados devem confirmar presença até terça-feira (30/11) pelo telefone (32) 3371-7663 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. As reservas serão realizadas de acordo com a disponibilidade de vagas. Para assistir ao recital, será obrigatório o uso de máscaras nas dependências do Museu, além da aferição de temperatura e o uso de álcool, que ficará disponível à entrada da instituição.

O Museu Regional mantém suas portas fechadas desde 2019, quando deu início a uma série de reformas e readequações que, infelizmente, ainda não terminaram. O último recital presencial foi realizada durante a Semana do Patrimônio de 2020. Após 18 meses sem eventos presenciais, Elisa Freixo se apresenta exclusivamente em homenagem ao aniversário do município de São João del-Rei.

Esta programação é singular e excepcional, pensada para promover a data do aniversário da cidade. Sendo assim, a iniciativa ainda não caracteriza reabertura permanente do Museu, de forma que o acesso dos participantes é restrito às delimitações do espaço e tempo destinados à apresentação.

Elisa Freixo
A renomada organista, professora e produtora Elisa Freixo, tem uma das mais importantes carreiras no Brasil e América Latina. Suas gravações de discos de obras dedicadas e produções independentes, como também apresentações em diversos países, fazem com que seja considerada guardiã do barroco – visto que sua atuação, além de artística, se dá através da preservação de órgãos históricos. Elisa executa inúmeras atividades relacionadas ao instrumento, além de participar de diversas sociedades de organistas internacionais (Alemanha, Suiça, Portugal) e de sociedades de estudos musicológicos (Brasil e Portugal).

Órgão de Tubos
Com cerca de 200 anos de idade, o órgão de tubos do Museu Regional foi construído quando São João del-Rei era ainda uma vila. Após um longo período de silêncio, foi totalmente restaurado e, desde 2010, encontra-se em pleno funcionamento. Hoje, a música do Século XVIII encontra-se viva e ressonante no museu, através de um instrumento possivelmente produzido no Brasil e pertencente à região do Campo das Vertentes.

Preservado como acervo museológico e usado durante recitais, o órgão de tubos faz parte da herança cultural do município, como parte do patrimônio musical da cidade. Apresentações musicais realizadas pelo museu revivem diversas melodias do período colonial e imperial e trazem para o público as músicas escritas por compositores locais, como o Pe. José Maria Xavier.

O órgão chegou ao Museu Regional na década de 1960, advindo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Naquela época, o instrumento se encontrava em mal estado de conservação, faltavam-lhe muitas flautas e seu mecanismo interno já não funcionava mais. Sua história, no entanto, é bem mais antiga, visto que o registro mais antigo do instrumento é datado de 1824. Em seu testamento, um padre de São João del-Rei deixava o órgão de tubos para a Ordem do Carmo.

Fonte: MRSJR

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31