RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Confira as principais ações desenvolvidas que ganharam força em 2021


Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (Foto: divulgação/Light)

Em um ano de grandes desafios, o Programa Educativo Cultural Light ganhou novos destaques em sua programação, principalmente em relação as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU*.

Apesar das restrições, do fechamento dos museus para visitação e da redução de atividades, as equipes trabalharam para manter a continuidade das ações básicas voltadas para a preservação, a pesquisa e a comunicação - e no Centro Cultural Light, que faz parte do Programa Educativo Cultural Light, não foi diferente. Formas criativas de comunicação foram encontradas pelo engajamento digital e a ampliação de conteúdo on-line também ganhou espaço.

O projeto Light nas Escolas, que também faz parte do Programa Educativo, já beneficiou cerca de 470 mil professores e estudantes no Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense e interior do estado com cursos gratuitos de educação ambiental. Este ano, o projeto completou 10 anos de existência e promove, constantemente, a conscientização de profissionais de educação sobre o uso eficiente da energia elétrica e da água.

Somente em 2021 os cursos oferecidos capacitaram 229 professores de 200 escolas diferentes, impactando diretamente mais de 22 mil pessoas. O grande desafio encontrado foi migrar a formação para um formato totalmente on-line e a introdução do eixo temático autocuidado e cuidado com o planeta.

O Prêmio Light nas Escolas foi a culminância do projeto: os professores concluintes puderam concorrer ao prêmio, pela aplicação dos trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, onde compartilham o que aprenderam na capacitação com seus alunos.

“Mesmo com o grande desafio da migração para o formato totalmente on-line, tivemos a oportunidade de criar uma parceria com municípios do interior, como Pinheiral e Sapucaia. Além disso, conseguimos disseminar a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” Explica Estela Alves, Especialista de Marketing e responsável pelo Programa Educativo Cultural Light.

*A criação da série “ODS em Pauta”, disponível no Youtube do Centro Cultural Light também foi uma oportunidade de trabalhar de forma mais explicativa os 17 ODS da ONU. Os vídeos educativos trouxeram temas importantes e que precisam ter destaque em nosso dia a dia como a erradicação da pobreza, a saúde e o bem-estar, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, entre outros.

Além das atividades digitais realizadas pelo Programa Educativo, este ano foi possível retomar presencialmente as apresentações do espetáculo teatral Quanta Energia, uma peça de teatro que mistura ciência e diversão na medida certa, com muita interatividade do público, que participa das experiências científicas.

A dupla de cientistas Biônica e Metálico conduz o show com diversão e faz crianças e adultos aprenderem sobre energia e eletricidade. Com a retomada presencial do espetáculo foi possível levar o show gratuito para mais de 1.500 pessoas em 12 apresentações, encerrando a temporada de novidades do educativo aqui na cidade do Rio.


Foto: divulgação/Light


Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Inaugurado em 2011, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos também é um espaço que faz parte do Programa Educativo Cultural Light. Está localizado no município de Rio Claro e já recebeu quase 100 mil visitantes desde a sua inauguração.
No segundo semestre de 2021, o Parque retomou a visitação presencial do público por meio do agendamento on-line e realizou sete eventos-teste culturais. Nas visitas e nos eventos foram adotados os mesmos protocolos de segurança contra a Covid-19: uso obrigatório de máscara, distanciamento social, presença de pessoas com esquema vacinal em dia, além de monitoramento pela equipe nos dias anteriores e posteriores à presença no Parque.

Aproveitando o avanço da vacinação entre os idosos e os profissionais da educação, o Parque decidiu criar o Programa de Educação Patrimonial, beneficiando esses públicos. Ao todo, foram oito visitas e 152 participantes.

O projeto também se adaptou ao ambiente virtual e, a exemplo de 2020, deu continuidade ao processo de elaboração de atividades educativas e culturais com acesso on-line.

Todas as ações presenciais e digitais também foram alinhadas com a Agenda 2030. Os produtos educativos Visita Mediada à Distância, Pílulas do Conhecimento e Tour Educativo Virtual beneficiaram mais de 12 mil alunos de 50 escolas da região do Vale do Paraíba. Os produtos digitais educativos e culturais desenvolvidos em 2021 garantiram ainda mais de 21 mil acessos durante todo o ano.

**O Programa Educativo Cultural Light conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel). O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recursos do PEE Aneel.

Fonte: Light

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31