RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O museu contará com atividades artísticas gratuitas como contação de história e bailinho de carnaval com os Fabulosos


Foto: divulgação

O Festival de Verão Crianças no MAR vai trazer atrações artísticas gratuitas para os pequenos em todos os sábados de janeiro, de 14h às 17h. O evento também vai contar com barraquinhas dos vizinhos do MAR com comidas e bebidas.

No sábado (08), às 14h, as crianças vão conferir a contação musical Samba menino. Criado em 2011 pelo sambista e escritor Raphael Moreira, o projeto é um conjunto de atividades realizadas para estimular o desenvolvimento infantil por meio da leitura, musicalização, teatro e brincadeiras, sempre estabelecendo uma relação com a cultura popular brasileira.

Às 15h, a Palhaça Amora vai entrar em ação com as suas bolas de sabão. Amora é uma palhaça de nariz azul e é pelo improviso que se aproxima do público, trazendo a delicadeza de uma estética extra-cotidiana. A intervenção com as bolhas de sabão mágicas se dá pelo uso de várias formas diferentes para fazer bolhas com todos os tipos de passantes. Os bolheadores vão desde canudinhos a arcos gigantes, onde é possível colocar a criança dentro da bolha.

No sábado (15), será a vez da Trupe Anima Circ, que está com show novo e repaginado. São 6 artistas e 2 palhaços em cena se revezando entre números tradicionais solo, duos, trios e um fantástico conjunto de acrobacias. O show começa às 14h e tem 1h de duração com intervalos.

Às 15h, na performance Libertador das Saudades, o performer Gilvan Balbino, caminha entre as pessoas com uma gaiola cheia de pequenos trechos de poemas e vai entregando e libertando a poesia quando aborda os transeuntes, contextualizando esses trechos com nosso momento de quarentena quando tivemos que ficar "presos e isolados". Os poemas falam das saudades dos que se foram, dos que estão e dos momentos que estão por vir.

No dia 22, as crianças terão a oportunidade de participar de uma atividade que vai reunir roda de capoeira, cordel e ecologia, às 14h. O cordelista, músico e capoeirista Victor Lobisomem vai contar histórias através da linguagem poética e tradicional da literatura de cordel e as intervenções musicais e de movimentos serão a partir da capoeira e outras formas de cultura popular brasileira.

O Festival de Verão Crianças no MAR termina com um mini bailinho de carnaval com os Fabulosos no dia 29 de janeiro às 14h. Os Fabulosos são conhecidos por trazer brincadeiras tradicionais e cantigas de roda para a criançada. A diversão está garantida.

O Museu de Arte do Rio
Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. "A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho", comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú, da Machado Meyer Advogados e da Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31