SANTA CATARINA, Florianópolis - Nova edição regular da Revista Eletrônica Ventilando Acervos (v. 9, n. 2, dez. 2021) pode ser baixada no site https://ventilandoacervos.museus.gov.br/edicao-atual/.


Capa do volume 9, n. 2, dez. 2021 da Revista (Divulgação/MVM)

O número, organizado pela equipe do Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) e os participantes do Grupo de Estudos Política de Acervos, reúne nove trabalhos, sendo cinco artigos, um Relato de Experiência, duas Entrevistas e uma Resenha, totalizando 17 autoras e autores que contribuíram com suas experiências de trabalho em museus ou com suas pesquisas acadêmicas sobre coleções.

Os temas abrangem diferentes áreas do conhecimento e da ação técnica em museus, como a gestão de riscos ao patrimônio musealizado, museus e exposições virtuais, educação, difusão digital de museus, diálogos entre exposição e cinema, moda e vestuário, pesquisa e colecionismo. O volume homenageia Franco Reinaudo, que dedicou nove anos de sua carreira à direção do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, primeiro museu do gênero na América Latina e que se tornou referência nacional e internacional na preservação da memória e na visibilidade da cultura e da arte LGBT.

O editor responsável é Rafael Muniz de Moura – museólogo e diretor do MVM. A comissão editorial é composta pelas servidoras Rita Matos Coitinho, Simone Rolim de Moura e agora conta com a participação de Mara Lúcia Carrett de Vasconcelos e de Ticiane Bombassaro Marassi, servidoras requisitadas pelo Museu Victor Meirelles que passam a contribuir com os rumos e os conteúdos da Revista. Há, também, um conselho consultivo encarregado de selecionar os trabalhos submetidos. Consideram-se os critérios como a pertinência do tema, a adequação às linhas da revista e o aspecto geral do texto.

Saiba Mais
A Revista

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062, com periodicidade anual, é organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) e conta com o apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM). É dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A publicação busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

O Grupo de Estudos
O Grupo de Estudos Política de Acervos foi iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados. Tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus.

Confira as normas de publicação, a edição atual e as anteriores e saiba mais em http://ventilandoacervos.museus.gov.br/

Mais informações
Museu Victor Meirelles/IBRAM/Secult/Ministério do Turismo
Rua Victor Meirelles, nº 59 - Centro - Florianópolis - Brasil
Fone: +55 (48) 3222-0692 / 99174-7661
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/
Facebook: facebook/museuvictormeirelles
Instagram: @MuseuVictorMeirelles
Youtube: http://bit.ly/museuvictormeirelles

Fonte: MVM

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31