RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Considerado um dos principais símbolos do Brasil, o Cristo Redentor, localizado no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, completa nesta quarta-feira (12) 85 anos de existência.
Para comemorar a data, diversas atividades serão realizadas no alto do Corcovado. O início dos eventos foi marcado pela tradicional Vigília da Juventude aos pés do Cristo, que ocorreU na noite desta terça-feira (11).
Durante o dia, acontecerá a apresentação do Concerto de Aniversário, com a Orquestra Sibélius e o Coro Preto, sob a regência do maestro Emerson Rosa Lima.
Já o encerramento das comemorações será realizado na missa de Ação de Graças, presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar, com uma bênção aos turistas e peregrinos.
Criado pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, o monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 e representa um símbolo do cristianismo brasileiro. Em 2012, a Unesco reconheceu o Cristo como Patrimônio Mundial da Humanidade. A estátua, hoje patrocinada pela fabricante de pneus Pirelli, é o principal cartão postal da cidade.
Fonte: Jornal do Brasil e ANSA