SÃO PAULO, São Paulo - Exposição individual da artista suíça Sandra Boeschenstein busca, pelo desenho, investigar o acontecimento da interação entre percepção e pensamento na arte

No dia 6 de agosto de 2022, o Centro Maria Antonia da USP inaugura, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP-IEA e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld-ZIF (Alemanha), a exposição Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the boundary of knowledge, individual da artista suíça Sandra Boeschenstein. Nesse mesmo dia, ao meio dia, a artista conversa com o curador brasileiro à respeito de seu trabalho artístico, da exposição em cartaz, da interdisciplinaridade de uma ambiência acadêmica proporcionada pelos institutos de estudos avançados , como também da relação entre arte e ciência.

A curadoria é de Britta Padberg, diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020, na Alemanha, e de Martin Grossmann, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

As obras buscam o conhecimento pelo desenho, explorando a fronteira entre tangível e intangível, imagem e linguagem, informação e poesia/poética. A artista conta que usa o desenho como meio para observar como a cognição e o pensamento andam juntos. Para ela, "mentalmente, cognição e pensamento não possuem relação hierárquica. A minha questão é como o significado aparece enquanto eu observo e desenho".

Sandra explica que geralmente - quando usamos diferentes meios - a linguagem ocupa um lugar de destaque, enquanto a imagem tem um caráter meramente ilustrativo ou afirmativo. "Além disso, tendemos a fazer quebras de sentidos em diferentes meios, e a coesão do significado surge no custo do valor expressivo de cada meio independente", explica.

A artista explora a linguagem do desenho de forma inusitada, em modo expandido, causando estranhamentos e questionamentos por parte daqueles que visitam a exposição. Vale a pena conferir, seja na abertura neste sábado as 11 da manhã, seja durante o período em que estará aberta ao público, de terça a domingo das 10 da manhã às 6 da tarde até o dia 20 de novembro deste ano.

A exposição conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente, da Fundação suíça para Cultura - Pró-Helvetia e do consulado suíço em São Paulo.

Serviço
Exposição: Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the Boundary of Knowledge

Abertura 6 de agosto - a partir das 11 horas
Conversa na exposição com a artista Sandra Boeschenstein e o curador Martin Grossmann às 12 horas
Onde | Centro Maria Antonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | De 6 de agosto a 20 de novembro de 2022
Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas (obrigatório uso de máscara de proteção individual e apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 com pelo as duas doses ou dose única no caso da vacina da janssen e dose de reforço)
Classificação | Livre
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202

Fonte: Fórum Permanente

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31