RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Com características próprias e inovadoras, `Dinamismo Futurista` terá apresentação única no MNBA, dia 22 de março.

No próximo dia 22 de março, às 18h, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, no Rio de Janeiro, vai sediar um concerto inédito de música inspirada na arte futurista. Este movimento de vanguarda encabeçado por Tommaso Marinetti, um genial artista italiano que revigorou as artes no inicio do século 20, também teve reflexos na música.

É o que vai mostrar o maestro italiano Luciano Chessa, apresentando pela primeira vez no Brasil a performance `Dinamismo Futurista`. Com características próprias que se diferem de um concerto tradicional e em única apresentação, o espetáculo aberto ao público é fruto da parceria entre o MNBA, o Instituto Italiano de Cultura e a Associazione Culturale Milano Art Affairs. O concerto encerra a programação do Ano da Itália na América Latina, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Exibido em vários países, o surpreendente recital reúne uma série de composições para piano e dan bau vietnamita, inspiradas na vanguarda histórica do Movimento Futurista. Como reforço da inovação musical proposta pela corrente, o programa inclui ainda a poesia sonora de Filippo Tommaso Marinetti, o fundador do Manifesto de Fundação do Futurismo, de 1909.

Compositor, diretor, maestro e músico, Chessa é considerado um dos maiores artistas alternativos da atualidade e foi convidado pela Bienal de Arte Performática de Nova York, em 2009, para organizar e reger a primeira orquestra de entoadores de rumor futurista, a ‘Orchestra of Futurist Noise Intoners’ (OFNI). Inspirada no pintor e compositor do Futurismo Luigi Russolo (1885-1947), inicialmente, a OFNI foi apresentada por Chessa em Nova York e São Francisco. Mais tarde, os concertos passaram a ocorrer em outras cidades, como Miami e Berlim. Em 2014, durante um musical dedicado ao Futurismo italiano em Nova York, o maestro apresentou sua releitura musical do Manifesto à Fundação do Futurismo, que também trouxe vários dos poemas de Marinetti adaptados para a música.

Mais informações, pelo site oficial do Instituto Italiano de Cultura do Rio http://goo.gl/o0HHkj

Data: 22 de março, terça-feira
Horário: 18h
Local: MNBA - Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia - RJ
Entrada franca

Fonte: MNBA e Instituto Italiano de Cultura RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31