DISTRITO FEDERAL, Brasília - Jurista, jornalista e escritor, Rui Barbosa foi um homem de múltiplos talentos, cuja vida se confunde com a história do Brasil.

Ele desempenhou papel fundamental na redação da Constituição de 1891, atuou na defesa do abolicionismo, foi deputado, senador e ministro da Fazenda. É possível ter acesso à vasta obra do intelectual no site Rui Barbosa On-Line. Criada em 2011, a página reúne as diferentes bases de dados e instrumentos de pesquisa organizados para a divulgação das coleções de livros, documentos e objetos que pertenceram a Rui Barbosa, bem como sua obra e o que se escreveu sobre ele.

De acordo com o chefe do setor Ruiano da Casa de Rui Barbosa, José Almino, o intelectual pertencia a uma geração que já tinha noção de sua posteridade. "Ele, assim como Joaquim Nabuco, documentava a vida, duplicava documentos... Rui Barbosa escrevia de acordo com as circunstâncias, por isso o site ajuda na pesquisa de informações. Por exemplo, na área OCRB (Obras Completas de Rui Barbosa) digital, é possível pesquisar o termo ‘habeas corpus' [ação judicial defendida pelo jurista, que consiste na proteção do direito à liberdade] e será apresentado tudo que a Fundação Casa de Rui de Barbosa tem sobre o assunto", explica Almino.

Além da OCRB digital, o site de buscas ainda redireciona os pesquisadores para a Bibliografia RBdigital, que contém documentos, como inventários de arquivos, artigos e livros de autoria ou sobre Rui Barbosa, que integram a biblioteca São Clemente, constituída pela Fundação Casa de Rui Barbosa a partir de 1937; a Biblioteca RBdigital, que possui alguns itens que integram a Biblioteca Rui Barbosa, formada pelo próprio escritor ao longo da vida, como capas e páginas selecionadas de 106 títulos, incluindo-se a versão completa da Divina Comédia, de Dante Alighieri, e a coleção de recortes coletados, no período de 1867 a 1922, pelo próprio Rui; e o Arquivo RBdigital, que reúne documentos produzidos e recebidos por Rui entre 1849 a 1923, ao longo de sua vida pública, social e familiar; além de outras coleções digitais e catálogos de referência.

O chefe do setor Ruiano destaca a importância da obra do jurista. "É uma coleção primorosa, uma representação expressiva do que era o universo consultivo e de formação do Rui Barbosa", destaca.

Fonte: MinC - Alessandra de Paula

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31