DISTRITO FEDERAL, Brasília - Principal evento do setor museológico brasileiro, o Fórum Nacional de Museus (FNM) chega a sua 7ª edição neste ano. E pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) seleciona, por meio de edital público, uma imagem para compor a identidade visual do FNM 2017.

Entre os dias 10 e 24 de fevereiro, museus de Porto Alegre (RS) podem inscrever imagens de peças de acervo para concorrer à seleção. Segundo o Mapa de Museus do Ibram, a cidade possui atualmente 79 museus mapeados.

A capital gaúcha, que sediará o evento no mês de junho, foi escolhida pelos participantes no 6º FNM – que teve lugar na cidade de Belém (PA) em 2014.

Processo seletivo
A seleção é aberta a todos os museus públicos e privados de Porto Alegre, que podem enviar até três imagens de obras de acervo consideradas representativas da cidade e que façam ainda relação com o tema Museus ou com os objetivos do Fórum Nacional de Museus.

O processo seletivo acontece em duas etapas: na primeira, uma comissão escolherá cinco imagens dentre as inscritas. Na segunda etapa, as cinco imagens serão colocadas para votação popular entre os dias 17 e 27 de março: a mais votada pelo público será a escolhida.

Não será realizado nenhum repasse financeiro para a instituição selecionada, para o proprietário da imagem ou titular dos direitos autorais e de imagem do objeto retratado. Acesse o edital e seus anexos.

Sobre o FNM
O Fórum Nacional de Museus é organizado pelo Ibram e reúne, a cada dois anos, os diversos atores da área de museus do Brasil. Palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, entre outras atividades, compõem a programação. O tema deste ano será divulgado nas próximas semanas.

Cada edição também acontece em uma cidade diferente do país. Esta será a segunda vez que a região Sul recebe o Fórum Nacional de Museus: em 2008, Florianópolis (SC) recebeu o 3º FNM.

Fonte: Ibram

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31