MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O Espaço do Conhecimento da UFMG abrigará neste sábado, 15, e no domingo, 16, duas atividades focadas na contribuição dos povos indígenas para a formação cultural do brasileiro.
No sábado, o Percurso aldeias pretende quebrar estereótipos ainda associados aos indígenas, apresentando os visitantes à diversidade desses povos – desde os paleoíndios até os índios que hoje vivem nas grandes cidades, possuem formação universitária e ocupam cargos políticos. A atividade começa às 16h e tem classificação indicativa de 12 anos.
No dia seguinte, a ancestralidade indígena será retomada na atividade Histórias das aldeias, que apresenta diferentes perspectivas sobre a vida humana. Diferentemente da cultura ocidental, fundamentada na ciência e na escrita, os índios adquirem seus saberes na experiência e os repassam oralmente. Essas narrativas serão contadas para os visitantes a partir das 15h. A classificação indicativa é livre.
Para participar, é preciso retirar senha, uma hora antes das atividades, na recepção do Espaço, que fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários.
Fonte: UFMG e Espaço do Conhecimento