RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Serão lançados na Fundação Getulio Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, dia 19 de maio, às 9h30min, os dois primeiros volumes da Coleção Atlas Econômico da Cultura Brasileira.

O evento contará com um debate mediado pela Coordenadora de Projetos da FGV Projetos Silvia Finguerut e que terá participação do Secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, Mansur Bassit, do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Leandro Valiati e da gerente de pesquisas da área de indústrias culturais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Patrícia Zendron.

A Coleção Atlas Econômico da Cultura é dedicada a compilar e a apresentar informações e indicadores sobre os diversos setores que compõem a economia da cultura no Brasil. Os dois primeiros volumes abordam o referencial teórico e metodológico que tem auxiliado na formulação dos principais eixos temáticos do projeto – empreendimentos culturais, mercado de trabalho, políticas públicas e comércio internacional –, que serão contemplados nos próximos volumes do conjunto.

O primeiro volume da Coleção Atlas Econômico da Cultura expõe marcos teóricos e conceitos fundamentais para a reflexão sobre a economia da cultura no país, além de mostrar exemplos de estudos regionais e setoriais da área. Já o segundo volume trata dos esforços de pesquisa focados em questões relativas a empreendimentos culturais, mercado de trabalho, políticas públicas do setor e comércio internacional.

A coleção conta com a participação de autores de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal da Bahia, o Instituto Jones dos Santos Neves, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o BNDES, Universidade de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Museus, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade de Valência e a Universidade Erasmus Roterdã.

Serviço
Lançamento dos primeiros volumes da Coleção Atlas Econômico da Cultura Brasileira
Data: 19 de maio de 2017
Horário: 9h30min
Local: Fundação Getulio Vargas / Centro
Endereço: Rua da Candelária, nº 6, Rio de Janeiro

Programação
9h30min – café de boas-vindas
10h – Debate com a participação de:
- Mansur Bassit (Secretário de Economia da Cultura/Ministério da Cultura)
- Leandro Valiati (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Patrícia Zendron (BNDES)
- Mediação: Silvia Finguerut (FGV Projetos)

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31