RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Nesta sexta-feira (21/07), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou a abertura de processo de seleção para o cargo de novo Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo Ministro, Sr. Gilberto Kassab.

A seleção dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada  ao  referido Ministro.

Poderão  se  candidatar  para  o  cargo  quaisquer  cidadãos,  brasileiros  natos  ou  naturalizados,  com  notório  conhecimento  e  experiência  profissional  nas  áreas  de  atuação  do  MAST,  portadores  de diploma  de  doutorado  e  que  atendam  aos  seguintes  requisitos  básicos:

- competência profissional reconhecida para o exercício do cargo;
- visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica;
- experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do MAST, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação da instituição - visão de futuro para o  MAST e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País e na participação da  instituição no cenário nacional e internacional;
- capacidade para tratar de questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com o MAST;
- capacidade de interagir com o setor produtivo para a contratação de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação;
- experiência em cooperação nacional e internacional;
- entendimento e comprometimento com a execução do Plano Diretor do MAST e com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2016-2022 (ENCTI), disponível  no  sítio  do
MCTIC  (www.mctic.gov.br).

O processo de seleção é composto por análise dos currículos,documentos e proposta dos candidatos, exposição oral pública das propostas e entrevista individual perante o Comitê de Busca.

O Comitê para o MAST é composto pelas Dras.Márcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que o presidirá, e Adriana Benetti Marques Valio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e os Drs.Augusto Damineli Neto, da Universidade de São Paulo (USP), João Alziro Herz da Jornada, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Vanderlei Salvador Bagnato, da Universidade de São Paulo (USP).

Para candidatura ao cargo, deverão ser enviados até 25 de agosto de 2017, a Presidente do Comitê de Busca, no endereço abaixo enunciado, os seguintes documentos, em papel e via eletrônica:

a) carta solicitando inscrição da candidatura;  
b) Currículo Lattes atualizado; e  
c) Texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o MAST e seu projeto de gestão, alinhado ao Plano Diretor do MAST 2011-2015, o qual foi prorrogado até 2017, disponível no sítio da  referida Unidade de Pesquisa (www.mast.br).

Dra.MÁRCIA CRISTINA BERNARDES BARBOSA
Presidente do Comitê de Busca para o MAST
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Bento Gonçalves, 9.500
Rio Grande do Sul - RS
CEP.91.501-970
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Recebidos os currículos, será feita a análise e enquadramento dos  candidatos  aos  pré-requisitos.  A lista com as inscrições homologadas será publicada no sítio do MCTIC (www.mctic.gov.br), e também  enviadas aos candidatos, assim como as datas e local para a apresentação pública e entrevistas.

Maiores informações poderão ser solicitadas à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (61) 2033-8114.

Também foi anunciada a abertura de seleções para os cargos de diretores do Observatório Nacional e para o Instituto Nacional da Mata Atlântica.

Fonte: Editoria RM (com informações do DOU)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31