MINAS GERAIS, Tiradentes - Há 20 anos, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começava a ganhar forma para se transformar na maior referência da cultura gastronômica do país.

Desde então, mais de três mil profissionais da gastronomia foram envolvidos em quase duas mil atrações gastronômicas e cerca de 900 artísticas. Mais de meio milhão de pessoas já prestigiaram o evento.

Os números são expressivos e entre os dias 18 e 27 de agosto esta soma ganha novos patamares com a realização da 20ª edição do evento, na cidade de Tiradentes/MG. A tradicional Praça da Rodoviária ganha novos ares e recebe shows, cozinha ao vivo e estandes com representantes dos mais importantes restaurantes mineiros. O Largo das Forras, chamado de Praça do Conhecimento, será o núcleo em que se concentram aulas teóricas e interativas com grandes nomes da gastronomia. Além disso, por toda a cidade são realizados eventos especiais, restaurantes locais oferecendo pratos exclusivos do Festival, Turismo Gastronômico, jantares e atividades culturais.

Foto: divulgação

O tema
Durante os dez dias de festa a cidade se transforma e abraça o evento, que este ano homenageia o estado de Minas Gerais. O Festival faz parte do calendário anual do Projeto Fartura - Comidas do Brasil que, após visitar todo o Brasil e alguns lugares no mundo pesquisando a gastronomia, voltou os olhos a Minas Gerais. A conclusão foi que a riqueza e fartura gastronômica, a calorosidade do povo e a importância deste setor na economia do estado – com números expressivos, fazem da gastronomia mineira uma das mais importantes do mundo.

A gastronomia tem importante valor cultural em Minas, com produtos tradicionais como o queijo, o café, a cachaça. Mas a importância não é só afetiva, este setor é responsável por girar a economia. O estado é o maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo; o segundo com mais produtos com certificado de origem e procedência do país; 400 mil agricultores familiares cadastrados. São 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas de

Minas, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

O Festival Gastronomia e Cultura Tiradentes foi pioneiro em eventos de alta gastronomia no Brasil e ajudou a projetar nacionalmente a rica comida mineira. “Eleger uma gastronomia como melhor ou pior é algo relativo. Mas após visitar todo o Brasil com este foco, tenho uma certeza: Minas Gerais é o lugar onde se come melhor. Não só pela fartura, riqueza gastronômica e tradição, mas pela receptividade do mineiro, pela importância econômica que temos em nossa gastronomia.”, comenta Rodrigo Ferraz, Diretor do evento.
 
Curadoria Gastronômica
A curadoria gastronômica é baseada nas viagens da Expedição Fartura, que percorreu todo o Brasil até 2016 e, em 2017, recomeçou suas viagens com foco no o estado e visitando 32 cidades. “Essa gastronomia é tão rica, que Minas Gerais fez da sua cozinha um símbolo do estado, um valor, um patrimônio. Isso é muito significativo. Vamos mostrar grandiosidade dessa comida”, comenta Luiza Fercarotta, curadora gastronômica do Festival.

Sua curadoria seguiu alguns pilares: a valorização do Campo das Vertentes, onde está localizada Tiradentes, com um turismo gastronômico pela região; a cobertura do estado por inteiro, com representantes de todas as regiões de Minas, do Vale do Jequitinhonha à Serra da Mantiqueira; e a nova cena mineira, com produtos e dados que demonstram que Minas mantém a tradição, mas se destaca em outros setores, como na produção de vinho, por exemplo.

As pessoas que fazem dessa gastronomia tão rica também são foco da curadoria. Empreendedores gastronômicos que fizeram a diferença e cresceram no setor estarão presentes, além de mineiros que saíram do estado, estão fazendo sucesso e levando seu DNA para outros lugares.

Curadoria artística
Seguindo a temática do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, a curadoria artística também reverencia os artistas mineiros. A programação cultural inclui grandes nomes do estado, com projeção internacional, passando pela música instrumental da mais alta qualidade, e novos talentos – os destaques da escola de música da Universidade Federal de São João Del Rei.

Serviço
Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Tiradentes – MG
De 18 a 27 de agosto

Sobre o Fartura - Comidas do Brasil
O Fartura – Comidas do Brasil é um dos principais projetos de gastronomia do país.  Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completa 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país.

A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando mais de 71 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.

Neste ano, o Fartura também está de marca nova, novo ícone, novo conceito que reforça o compromisso com a cultura e com as receitas e ingredientes que compõem as comidas do Brasil. Por isso, a partir de agora, a marca ganha um complemento: “Fartura - Comidas do Brasil”. A logo também destaca um ícone: o U. De origem tupi-guarani, o U significa comer, beber, ingerir. É o elemento básico nos principais símbolos e nomes ligados à alimentação dos povos indígenas brasileiros e agora integra a marca de uma das maiores plataformas gastronômicas do país. Site: www.farturabrasil.com.br

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31