RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Bank of America Merrill Lynch têm o prazer de apresentar ao público, a partir de 14 de setembro de 2017, a pintura 'Bodas de Caná' (1956-57), de Candido Portinari (1903-1962), legado da família de Francisco Clementino de San Tiago Dantas (1911-1964), amigo do artista, que encomendou a obra para a sala de jantar de sua residência na zona sul do Rio de Janeiro.

A pintura a têmpera sobre madeira, com os traços inconfundíveis de Portinari, medindo 170,7cm x 408,7cm, permaneceu por 60 anos junto à família de San Tiago Dantas. Sua transferência para o MAM, cercada de cuidados e realizada por restauradores contratados pelo Museu, foi possível graças ao patrocínio do Bank of America Merrill Lynch.

Foto: Rafael Adorján (divulgação)


San Tiago Dantas foi uma personalidade preeminente, um intelectual respeitado, que atuou como jurista, escritor, jornalista, ministro das relações exteriores (1961-1962) e da Fazenda (1963-1964), além de ter sido participante ativo da diretoria do MAM Rio no início da instituição. Foi vice-presidente do MAM em 1951-1952 e também ocupou interinamente a presidência do Museu, após a licença do cargo de Raymundo Ottoni de Castro Maya. Voltou a ser vice-presidente de 1953 a 1956.

Sua viúva, Edméa de San Tiago Dantas, em testamento, transferiu ao MAM Rio o painel de Portinari, e após sua morte seus herdeiros fizeram valer seu desejo.

Candido Portinari (Brodósqui SP, 1903 – Rio de Janeiro RJ, Brasil, 1962) foi um dos pintores brasileiros mais conhecidos do século 20, e entre suas obras destaca-se o painel “Guerra e Paz” pintado para ser presenteado à sede da ONU em Nova York em 1956, mesmo ano em que iniciou a realização do painel “Bodas de Caná”. No link http://www.portinari.org.br/#/acervo/documento/8708 pode-se ler a carta de San Tiago Dantas ao pintor tratando da obra.

'Bodas de Caná' retrata o primeiro milagre da vida pública de Jesus, quando ao acabar o vinho em uma festa de casamento, transformou, a pedido de sua mãe Maria, a água em vinho. Os personagens a sua volta expressam espanto e louvor.

REMOÇÃO DO PAINEL
O painel se encontrava encaixado em um nicho feito especialmente para ele na parede da sala de jantar. O processo de remoção da obra exigiu o trabalho de equipe especializada em restauração, que realizou a limpeza superficial com fixação de áreas em desprendimento, e ainda a prospecção dos parafusos e cunhas sob o estuque que o fixava, e a adequada proteção da obra para ser transportada em segurança por especialistas até o Museu. Finalizado o processo de conservação e preparativos da obra para exibição, o público poderá apreciá-lo a partir de 14 de setembro, após permanecer 60 anos em uma residência particular.

Foto: Rafael Adorján (divulgação)

PORTINARI NO MAM
O importante painel 'Bodas de Caná' se somará a outras dez obras de Candido Portinari pertencentes às Coleções MAM: a própria e a de Gilberto Chateaubriand/MAM Rio de Janeiro.

SOBRE O BANK OF AMERICA MERRILL LYNCH
O Bank of America é uma das principais instituições financeiras do mundo. Suas ações de responsabilidade corporativa têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico e arte e cultura. Esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e para toda a sociedade. Dentre outras iniciativas, pode-se destacar o Projeto de Conservação de Arte (Art Conservation Project), em que o banco provê recursos financeiros a museus sem fins lucrativos ao redor do mundo, destinados à conservação de obras de arte de importância histórica ou cultural. Desde 2010, fornece subsídios para museus em 29 países, financiando 100 projetos de conservação. Para saber mais sobre o projeto:

- Catálogo dos projetos beneficiados em 2016 (View our 2016 Art Conservation Project Grant Recipients)
http://about.bankofamerica.com/assets/pdf/ACP_2016_Booklet.pdf

- Site do projeto (Art Conservation Project website)
http://museums.bankofamerica.com/arts/Conservation

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31