SÃO PAULO, São Paulo - O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (Cema) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lança no dia 6 de outubro, das 19 às 21h30, o livro História e Arqueologia da América Indígena.

Tempos pré-colombianos e coloniais, organizado por Cristiana Bertazoni, Eduardo Natalino dos Santos e Leila Maria França.

Nas últimas três ou quatro décadas, a história dos povos ameríndios tem sido objeto de crescente interesse na comunidade acadêmica. Desde então, uma abordagem renovada passou a tratar as populações indígenas com maior atenção por suas particularidades culturais, suas atuações históricas específicas e suas transformações, deixando também de tratá-las como resquícios do passado, cujo destino inevitável seria o desaparecimento.

Essa nova abordagem relaciona-se diretamente com a atuação das próprias populações indígenas. Desafiando previsões de desaparição ou de violentos projetos de integração às sociedades nacionais desde o século XIX, os povos ameríndios continuam a agir como sujeitos históricos específicos, coletivos e relativamente numerosos ao final do século XX, como havia sido desde a época colonial e como, a depender deles, continuará a ser nos próximos séculos.

Este livro oferece estudos que permitem pensar a atuação e a importância dos povos indígenas nos períodos pré-colombiano e colonial e, por consequência, em processos históricos de longa duração, que são fundamentais para entendermos também suas atuações e papéis no cenário contemporâneo da história da América. O lançamento é gratuito e acontece no Instituto Cervantes. Mais informações no link, telefone (11) 3897-9600.

Fonte: USP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31