DISTRITO FEDERAL, Brasília - A atuação das bibliotecas públicas no Brasil e o seu papel no cumprimento das metas da Agenda 2030, estabelecida na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, serão abordados no Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas.

A quinta edição do evento, organizado pelo Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), será realizado nesta quarta (18) e quinta-feira (19) em Fortaleza (CE).

O fórum ocorre em paralelo ao Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD). O evento tem por objetivo estimular a pesquisa na área de biblioteconomia e ciência da informação, além de divulgar práticas das bibliotecas públicas por meio de debates e seminários. Participam do evento profissionais e estudantes interessados no desenvolvimento das bibliotecas públicas brasileiras, além dos coordenadores dos Sistemas Estaduais de Biblioteca Pública. As bibliotecas públicas estão presentes em 97% dos municípios brasileiros.

As presidentes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), Glória Pérez-Salmeron, e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, Adriana Cybele Ferrari, participam da primeira rodada de debates sobre a Agenda 2030, que prevê metas para o desenvolvimento sustentável do mundo. Na sequência, o diretor do DLLLB, Guilherme Relvas, comandará a abertura oficial do fórum, às 10h desta quarta-feira.

A tarde de quarta-feira será dedicada à divulgação de boas práticas. Participarão dessa etapa do fórum representantes de bibliotecas públicas e comunitárias de Lagoa Santa (MG), Tefé (AM), Marabá (PA) e Lençóis (BA) – finalistas do Prêmio Viva Leitura 2016, categoria Biblioteca Viva. Na quinta-feira, a Agenda 2030 volta à mesa de debates. Também estão previstos debates sobre a contribuição das bibliotecas públicas para a sustentabilidade, com a participação dos coordenadores estaduais do Sistema de Bibliotecas Públicas.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31