RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro – Na última sexta-feira, 15 de dezembro de 2017, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) comunicou a abertura de processo de escolha de um novo(a) Diretor(a) para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo Senhor Ministro, Gilberto Kassab.

Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTIC para os cargos de Direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso.

A escolha do novo Diretor terá origem numa lista tríplice encaminhada ao Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações pelo comitê de especialistas (Comitê de Busca), que busca identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O Comitê para o MPEG é composto pelos (as) Drs. Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que o presidirá, Elizabeth Höfling, da Universidade de São Paulo (USP), Emídio Cantídio de Oliveira Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria Fátima Grossi de Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), e Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, da Universidade de São Paulo (USP).

Podem se inscrever para o cargo quaisquer cidadãos, brasileiros natos ou naturalizados, com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do MPEG, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos seguintes requisitos básicos:

- competência profissional reconhecida para o exercício do cargo;
- visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica;
- experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do MPEG, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação da instituição;
- visão de futuro para o MPEG e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País, bem como na participação da instituição no cenário nacional e internacional;
- capacidade para tratar de questões científicas, administrativas, políticas e de visão estratégica relacionadas com o MPEG;
- capacidade de interagir com o setor produtivo para a contratação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica;
- experiência em cooperação nacional e internacional;
- entendimento e comprometimento com a execução do Plano Diretor do MPEG e com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 2016-2022 (ENCTI), disponível no sítio do MCTIC (www.mctic.gov.br).

O processo de seleção é composto por análise dos currículos, documentos e proposta dos interessados, exposição oral pública das propostas e entrevista individual perante o Comitê de Busca, conforme o fluxo a seguir: Inscrições => Homologação => Apresentações e entrevistas => Nomeação.
Para inscrição, devem ser enviados até 30 de Janeiro de 2018, ao Presidente do Comitê de Busca, no endereço abaixo enunciado, os seguintes documentos, em papel e via eletrônica:

a) carta solicitando inscrição da candidatura;
b) Currículo Lattes atualizado; e
c) Texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o MPEG e seu projeto de gestão, alinhado ao Plano Diretor do MPEG 2017-2021, disponível no sítio da referida unidade de pesquisa (www.museu-goeldi.br) .
Dr. ADALBERTO LUIS VAL Presidente do Comitê de Busca para o MPEG Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Av. André Araújo, 2936, Aleixo Manaus - AM CEP 69.060-001 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Recebidos os documentos, será feita a análise e o enquadramento dos (as) interessado (as) aos pré-requisitos. A lista com as inscrições homologadas será publicada nos sítios do MCTIC e MPEG, como também enviada por e-mail aos interessados (as), contendo a data e o local para as apresentações públicas e entrevistas.

Ficam os (as) interessados (as) responsáveis pelo acompanhamento dos informes acerca do processo de escolha nos sítios do MCTIC e do MPEG. Serão acolhidos recursos referentes ao processo de escolha até 5 (cinco) dias úteis após as apresentações públicas e entrevistas. Os recursos deverão ser encaminhados, por e-mail, ao Presidente do Comitê de Busca no endereço eletrônico já citado.

Maiores informações poderão ser solicitadas à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (61) 2033-8114.

Fonte: Editoria RM (com informações do DOU)

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