RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A cerimônia de posse da nova diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Anelise Pacheco, acontece na próxima quinta-feira, dia 19/04.

O evento marca, ainda, a recondução de João Carlos Costa dos Anjos à direção do Observatório Nacional. Na ocasião, estarão presentes o Diretor de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, Dr. Gustavo Zarif Frayha, e o Secretário-Executivo Adjunto, Dr. Alfonso Orlandi Neto. Presenças confirmadas também de Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Fernando Rizzo, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Marcelo Vianna, Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), além de Augusto Gadelha, Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A cerimônia será realizada às 15h, no Auditório doObservatório Nacional - Edifício Emmanuel Liais.

Anelise Pacheco foi nomeada para o cargo pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab em fevereiro deste ano. Formada em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrado em Ciência da Computação (PUC-RJ), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Comunicação e Sistemas de Pensamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é especializada em Mídias digitais e Inovação, Gestão Cultural e Patrimônio Cultural. Trabalhou no Centro de Pesquisas da IBM Brasil, foi Diretora do Museu da República e atuou como assistente da Presidência na Eletrobras.

O diretor do Observatório Nacional, João Carlos Costa dos Anjos, foi reconduzido para um novo mandato, por um período de 4 anos, contados a partir de 11 de junho de 2017. João dos Anjos foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituição que dirigiu entre 2000 e 2004, e coordenou o Programa de Pós-graduação de 2005 a 2009. Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Physique Theorique - Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1970) e doutorado em Physique Théorique - Universite de Paris VII (1977). Atua na área de Física Experimental de Altas Energias e se dedica ao estudo de propriedades de partículas elementares, tendo como tema de pesquisa a física de neutrinos de reatores. É Coordenador do Projeto Neutrinos Angra e do grupo brasileiro que participa no experimento Double Chooz, dedicado ao estudo de oscilações de neutrinos. É diretor do Observatório Nacional (ON) desde junho de 2013.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Observatório Nacional dividem o mesmo conjunto arquitetônico e paisagístico desde 1985. O MAST nasceu do Observatório Nacional e guarda o importante acervo histórico do ON.

Sobre o MAST
O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, criada na cidade do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1985. Tem como missão ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia no Brasil.

Sobre o ON
Uma das mais antigas instituições brasileiras de pesquisa, ensino e prestação de serviços tecnológicos, foi criado, oficialmente, em 15 de outubro de 1827. Vinculado ao MCTIC, atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.

Fonte: MAST

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31