MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Em 2018, a Casa Fiat de Cultura lança o projeto Residência Artística em Arte Digital – Uma Jornada Colaborativa, com curadoria de Pablo Gobira, professor de pós-graduação em Artes na Escola Guignard.

Painel 'Civilização Mineira', de Portinari, localizado no Hall Principal Casa Fiat de Cultura, em BH (Foto: Debarry Studio Cerri)

Entre 14 de maio e 3 de junho, oito artistas ficarão imersos em um espaço de criação na Casa Fiat de Cultura para produzir obras de arte digital relacionadas ao painel 'Civilização Mineira' (1959), de Candido Portinari, acervo do espaço cultural. O programa parte do conceito de “museu fora do museu”, que amplia as experiências artísticas, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo, extrapola os espaços físicos, deixando de ser apenas um espaço para contemplação. A proposta de criação é estabelecer uma conexão entre a obra de Portinari e a cidade de Belo Horizonte, com foco na transformação da experiência do público visitante, inserindo-o em uma realidade mista: material e virtual.

As inscrições estão abertas a partir desta semana e devem ser feitas até o dia 29 de abril com propostas enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O regulamento e o processo de inscrição do programa de seleção estão acessíveis no site www.casafiatdecultura.com.br e a participação é gratuita. O espaço de criação dos artistas ficará aberto para visitação agendada com o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura pelo telefone (31) 3289-8910.

As obras resultantes da Residência Artística serão expostas na Casa Fiat de Cultura durante o mês de julho. Esta iniciativa inédita da Casa Fiat de Cultura integra a programação da 16ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A temporada cultural, que neste ano conta com a participação de mais de mil museus em todo o Brasil, traz uma reflexão sobre o espaço museológico no contexto contemporâneo em que as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes no cotidiano. “O projeto prevê também o conceito de museu no século XXI, que é de um espaço que tem relação dialética com a sociedade, com apropriação colaborativa comunitária”, explica a Coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga. “Seguindo as atuais diretrizes museológicas, propomos uma interlocução entre referências tradicionais e contemporâneas, abrindo espaço para a arte digital como um caminho para implementar este diálogo. Convidamos os visitantes a ter uma experiência inovadora, perceber o painel de Portinari a partir de uma nova lógica orientada pela perspectiva da comunicação em rede no ciberespaço”, completa.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, “a adoção dessa atividade representa um desafio quanto à própria identificação da Casa Fiat de Cultura. Nossa intenção é a de descobrir, através da arte digital, o que significa a arte dita ‘moderna’ para a geração hashtag”.

O projeto, idealizado e coordenado pelo Núcleo de Experimentação do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra, e apoio do Isvor, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Casa Cor Minas, Multicult, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

A Residência Artística
Podem se inscrever artistas iniciantes de todas as idades, estudantes de artes e demais interessados que já desenvolvem projetos em artes visuais. Os oito selecionados terão três semanas para desenvolver suas obras com orientação da curadoria da Residência Artística e do Núcleo de Experimentação do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, que é formado por artistas plásticas, designers e historiadoras. O período também inclui uma visita técnica ao Fab Lab do Isvor (Universidade Corporativa da FCA) a ser agendada com o grupo. Esta atividade possibilitará a materialização de elementos e estruturas do processo criativo, com experimentação dos aspectos mais abstratos do processo.

Os projetos de arte digital deverão abordar a cidade de Belo Horizonte a partir da escolha de um entre três temas-chave: Estrutura/Arquitetura, História e Mobilidade e Sustentabilidade. A conexão com o acervo, o painel “Civilização Mineira”, deve resultar de uma reflexão sobre outros três temas-chave: Mediação, Experimentação e Acessibilidade.

Para a execução dos projetos, a Casa Fiat de Cultura disponibilizará um espaço de criação idealizado pela Casa Cor Minas. Além da ambientação, os artistas contarão com rede de internet; cota de impressões de prova; biblioteca de referência em arte cultura e patrimônio; apoio e orientação da curadoria e da equipe educativa; e divulgação do processo com exposição dos resultados. É de responsabilidade dos selecionados utilizar os próprios computadores, smartphones e demais equipamentos e softwares necessários ao desenvolvimento dos projetos. O espaço de criação especialmente pensado para os participantes poderá ser utilizado nos seguintes horários: de terça a sexta-feira das 10h às 21h; segunda-feira, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

O painel “Civilização Mineira”
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), este é o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, medindo 2,34 x 8,14 metros, em exposição permanente na Casa Fiat de Cultura. O painel retrata a mudança da capital mineira, da cidade de Ouro Preto para Belo Horizonte, em 12 de dezembro de 1897. Em meio à paisagem, a presença de Tiradentes e outras personalidades retoma outro marco da história do Estado: a Inconfidência Mineira (1789). Com técnica mista, têmpera e óleo, a obra é caracteristicamente modernista, sem abrir mão de fundamentos da pintura clássica. Portinari (1903 - 1962) é considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, tanto por sua produção estética quanto pela atuação consciente nos âmbitos cultural e político.

Casa Fiat de Cultura
Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

Serviço
Residência Artística: Arte Digital – Uma Jornada Colaborativa na Casa Fiat de Cultura
14 de maio e 3 de junho de 2018
Inscrições: até 29 de abril de 2018, com propostas enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Participação gratuita

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31