SÃO PAULO, Santos - Entre os dias 5 e 9 de junho, estão previstas atividades no Bondinho Pão de Açúcar, praia de Copacabana e Museu Nacional.

A cidade maravilhosa receberá, entre os dias 5 e 9 de junho, um conjunto de ações educativas do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Haverá jogos, exposições, passeatas e rodas de conversa em que a conservação marinha será o tema principal.

Parte dos eventos acontecerão no Bondinho Pão de Açúcar, localizado na Urca. A participação veio à convite da equipe do ponto turístico que, neste ano, procurou reunir os principais projetos ambientais e de biodiversidade para uma grande programação de atividades. Elas visam a sensibilização sobre temas ligados à conservação de espécies animais, combate à poluição e preservação ambiental.

No Bondinho, o Projeto instalará o Espaço Albatroz, que contará com jogos da memória marinha, painel de envergadura em que os visitantes poderão comparar o tamanho das asas do albatroz com outras aves, e informações sobre as aves. Dois episódios da Albatrupe, uma série de animações produzidas em parceria com a Lightstar Studios, foram selecionados para a Mostra de Curtas Ambientais do evento.

Além disso, a coordenadora de comunicação do Projeto, Jéssica Branco, também participará de uma roda de conversa com representantes das demais instituições no Morro da Urca, no dia 8.

Voluntários que desejem participar das ações do Projeto Albatroz podem se inscrever até quinta-feira (31). Saiba mais neste link.

Marcha pelos oceanos
No dia seguinte (9), o Projeto Albatroz tem presença marcada na Marcha Pelos Oceanos, organizada pela ONU Meio Ambiente em parceria com outras instituições ambientalistas. A partir das 10h, um mar de pessoas engajadas nas causas ambientais sairá do calçadão da Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, vestindo camisas azuis e participando de atividades educativas em prol da biodiversidade.

Veja a programação completa das ações do Projeto Albatroz durante a Virada Sustentável do Rio de Janeiro

05 a 08/06 - 10 às 17h - Bondinho Pão de Açúcar (Morro da Urca)
Projeto Albatroz participará da Semana do Meio Ambiente do Bondinho Pão de Açúcar, com o Espaço Albatroz. Haverá painel de envergadura, banner institucional, jogo da memória marinha e exibição dos episódios ‘De Barriga Cheia’ e ‘Enrolados’, da Albatrupe, na mostra de curtas ambientais. Endereço: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro.

06/06 - 14h - Lançamento da Expedição Coral: 1865-2018
A ‘Expedição Coral: 1865-2018’ convida os visitantes a explorarem a descoberta dos corais e ambientes coralíneos e seu estado de conservação, desde o Brasil de Pedro II até hoje. A mostra trará exemplares da fauna dos recifes de coral do Brasil, telas interativas, instrumentos científicos, entre outras peças. No local, haverá uma área destinada à divulgação do trabalho dos Projetos da Rede Biomar, rede de projetos ambientais patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, de que o Projeto Albatroz é parte. A rede é formada também pelos projetos Coral Vivo, Baleia Jubarte, Tamar e Golfinho Rotador. O evento acontecerá dentro no Museu Nacional, nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

08/06 - 17h - Bondinho Pão de Açúcar - Roda de Conversa
Como parte da participação do Projeto Albatroz na Semana do Meio Ambiente do Bondinho Pão de Açúcar, a coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz, Jéssica Branco, vai participar da Roda de Conversa proposta pelo evento, que terá também a participação de outros projetos ambientais como Projeto Hippocampus, Pão de Açúcar Verde, Projeto Verde Mar, Projeto Refauna, Instituto Meros do Brasil, Instituto Mar Urbano, entre outros. Endereço: Avenida Pasteur, 520, Urca, Rio de Janeiro.

09/06 - 10 às 12h - Marcha pelos Oceanos
Caminhada pela orla da praia de Copacabana ao lado de outros projetos e organizações ambientais. Durante o trajeto, estão previstas atividades educativas, como a peça infantil “Um passeio Mar Adentro”, oficina de criação de cartazes e um aquecimento para a marcha. O ponto de encontro será no Leme, a partir das 10h. Traje azul é obrigatório! Programação completa no link: https://marchapelosoceanos.org/ Endereço: Calçadão da Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme, Rio de Janeiro.

​Projeto Albatroz
Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).

Mais informações: www.projetoalbatroz.org.br

Fonte: divulgação por e-mail

 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31