BAHIA, Salvador - Em homenagem ao dia do nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho) realiza a palestra Repercussão da morte de Lampião nos Jornais Imparcial e A Tarde, de 1938.

Lampião (Foto: divulgação)

Lampião nasceu em 4 de junho de 1898 e a atividade faz parte do Projeto 120 Anos de Virgulino Ferreira da Silva – Lampião. Ele entrou para o cangaço, em 1921, após seu pai ter sido morto a tiros pela polícia e se tornou o Rei do Cangaço até com visibilidade internacional no Jornal The New York Times.

 

Com o intuito de contar a história de Lampião através das principais manchetes do período, o historiador e pesquisador Júlio César Teixeira abordará temas sobre Lampião, na segunda-feira (04), às 14h30, na Biblioteca Anísio Teixeira, localizada no Pelourinho.

De acordo com a história, o cangaceiro foi perseguido pelo governo de Juracy Magalhães, sobretudo de 1932 a 1985 e, por esse motivo, deixou a Bahia e seguiu para Sergipe e Alagoas, sendo morto por policiais na cidade de Piranhas (AL). O historiador Júlio César Teixeira abordará temas das principais manchetes do período de sua morte, tendo como foco a figura de Virgulino Ferreira da Silva. Segundo o pesquisador, “o debate irá trazer uma ressignificação do que é o cangaço, trazendo visões do Estado e das mentalidades daquela época, esclarecendo a diferença entre bandido e cangaceiro, a partir de uma abordagem política e social”, disse.

Para a diretora da BAT, Laura Galvão, “toda informação é válida no sentido de levar conhecimento às pessoas e a biblioteca tem um papel fundamental na difusão do conhecimento”, afirmou ela.

Sistema
As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Serviço
Repercussão da morte de Lampião é tema de debate na Biblioteca Anísio Teixeira
Onde: Biblioteca Anísio Teixeira (Pelourinho - Salvador)
Quando: Segunda-feira, 04 de junho de 2018, às 14h30

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31