MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Promovidas pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP e coordenado por estagiárias de artes cênicas, as ações educativas desempenham um importante papel na descentralização das atividades que acontecem dentro da Fundação, levando o contato com a arte e a cultura até as escolas públicas e demais instituições parceiras interessadas.

A cultura local e os aspectos cotidianos dos estudantes são elementos que compõem as atividades voltadas às crianças e adolescentes da cidade de Ouro Preto e região. Segundo uma das estagiárias coordenadoras do programa, Gisele Martin, o “Ação Educativa” contribui para a formação de seres que se expressam artisticamente e estimula a coletividade das turmas”.

As tarefas pedagógicas são adaptadas de acordo com as particularidades de cada público e contam com jogos teatrais, leitura, dança, contação de histórias, atividades de artes plásticas, cinema, audiovisual e práticas circenses.

Para as instituições interessadas em se participar no programa, basta preencher o formulário online disponível no site da FAOP: https://goo.gl/iy49Pi. As inscrições são válidas para o segundo semestre de 2016 e ficam abertas até o dia 20 de junho.

Oficinas
- Ser Humano é ser artista (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): A oficina pretende instaurar um espaço de criação e reflexão sobre o contexto social que estamos imersos a partir do Teatro do Oprimido, da Intervenção Urbana e da interlocução entre as linguagens artísticas.

- Estímulo à Leitura (Ensino Fundamental I):Por meio de contações de histórias, práticas teatrais e eventos lúdicos, a oficina busca alimentar o interesse pela leitura e construir artisticamente a formação intelectual e social dos indivíduos.

- Teatro nas Escolas (Ensino Fundamental II): A proposta é ministrar uma oficina de jogos teatrais com estrutura dramática (Onde, Quem e O Que), que tratem fundamentos básicos do teatro como som e ritmo, tempo e espaço, percepção, foco, coletividade e expressão.

- Cinema e Cidadania (Ensino fundamental I e II e Ensino Médio): Essa ação utiliza a capacidade de provocação e entretenimento das obras cinematográficas para que, posteriormente, possamos praticar a cidadania por meio de uma plenária.

- Identidade Negra (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio): Por intermédio de uma ampla linguagem artística, a ação utiliza elementos da memória e da cultura negra para resgatar a identidade ancestral dos indivíduos.

- 7 Chakras: O despertar teatral (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): A oficina busca promover o autoconhecimento dos indivíduos a partir da utilização de potenciais dos chakras, presentes na medicina oriental e em algumas práticas teatrais.

- Visita à Galeria de Arte Nello Nuno: Consiste na mediação cultural das exposições de arte contemporânea realizadas na Galeria de Arte Nello Nuno, com atividades que permitem aos participantes potencializar a experiência estética do encontro com a obra.

- O Jogo Teatral da Criança: Psicomotricidade: Destinada ao público infantil, a ação traz atividades teatrais que desenvolvem a criatividade, as funções motoras e, por meio da brincadeira coletiva, manipulam diferentes elementos plásticos.

SERVIÇO
Público: crianças e adolescentes de Ouro Preto e região
Contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (31) 3551-2014
Responsáveis: Dira Monty, Franciele da Silva Vieira e Gisele Martin | Diretoria de Promoção e Extensão Cultural da FAOP.
Horário de atendimento:segunda à sexta-feira, de 14h às 17h
Local: Casa Bernardo Guimarães | Rua Alvarenga, 794, Cabeças - Ouro Preto | MG

Fonte: SEC MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31