SÃO PAULO, São Paulo - Em junho, o SescTV estreia mais duas produções brasileiras na programação Territórios Indígenas, que exibe filmes sobre diferentes etnias em diversas regiões do país.


Foto: SescTV

Diriti De Bdè Burè (2018, 18 min.), dirigido por Silvana Beline, sobre as bonecas de barros feitas pela mestra ceramista Diriti Karajá, da aldeia Bdè Burè, localizada em Aruanã – GO; e Kene Yuxi, as Voltas do Kene (2010, 48 min.), dirigido por Zezinho Yube, sobre os grafismos Kene, uma tradição entre as mulheres da etnia Huni Kuin, que habita a fronteira do Brasil com o Peru.

Os documentários vão ao ar no dia 7 de junho, a partir das 23h, e também podem ser assistidos em sesctv.org.br/aovivo.

O curta-metragem etnobiográfico Diriti De Bdè Burè apresenta a ritxoko (que quer dizer boneca em português), criada pela artesã Diriti Karajá. Para além de sua subsistência, a ceramista fabrica as bonecas Karajá a partir de peças de barro, como uma forma de preservação da cultura de seu povo. No documentário, Diriti segue em um barco, pelo Rio Araguaia, para mostrar o local de onde retira a terra utilizada para fazer as ritxoko. Segundo ela, não pode ser qualquer barro, pois há uma textura específica para que o produto fique bom.

O curta resgata imagens de diferentes épocas da vida de Diriti, como em sua juventude, quando modelava bonecas Karajá enquanto amentava seus filhos. Ele revela seu processo de criação e mostra que a arte é passada, pela ceramista, para as crianças de sua aldeia. O documentário foi idealizado durante o curso de Cinema e Audiovisual do Instituto Federal de Goiás.

Já na produção Kene Yuxi, As Voltas do Kene, o diretor Zezinho Yube resgata os grafismos Kene, pintados em corpos, tecelagens, cerâmicas, redes e cestarias. A arte estava um pouco esquecida, devido às influências da cultura dos não-indígenas, quando foi pesquisada pelo pai do cineasta, Joaquim Maná, que escreveu um livro sobre o tema em 2006, como trabalho de conclusão de sua graduação. "Eu resolvi aprofundar esta pesquisa e trabalhar na revitalização cultural do meu povo", conta Yube.

Para tanto, o cineasta viajou com pessoas de sua família até a vila onde nasceu, à beira do Rio Jordão, no Acre, na tentativa de conversar com seus parentes mais velhos sobre o grafismo Kene, mas foram impedidos de entrar nas terras. Retornaram para a aldeia, onde promoveram uma oficina sobre a cultura e os grafismos Huni Kuin, na qual várias mestres repassaram a tradição aos mais jovens. O encontro resultou em um livro novo com fotos dos desenhos, que foi levado para outros Huni Kuin (moradores da região do Rio Purus e últimos a fazerem contatos com os não-indígenas) analisarem. Segundo a pesquisa do escritor Joaquim Maná, há 60 tipos de kene registrados.


Foto: SescTV

Confira o Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=DhvQN5N_9MA

Sobre o SescTV
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço
Documentário
Tema: Territórios Indígenas
Diriti De Bdè Burè (Brasil, 2018, 18 min.)
Direção: Silvana Beline.
Realização: Cinematográfica I (Documentário) do curso de Cinema e Audiovisual da IFG – Campus Goiás. Filme ministrado pela professora Marcela Borela.
Kene Yuxi, As Voltas do Kene (Brasil, 2010, 48 min.)
Direção: Zezinho Yube.
Realização: Vídeos nas Aldeias
Estreia: 7/6, sexta, a partir das 23h.
Reapresentações: 9/6, domingo, às 14h30; e 11/6, terça, à 1h.
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Fonte: SescTV

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31