BAHIA, Salvador - Celebrado em 25 de julho no Brasil, o Dia do Escritor homenageia as pessoas dedicadas à escrita em suas mais variadas formas.

Por isso a Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado prepara diversas atividades para comemoração da data, originada a partir do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores.

Na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul) – vinculada à FPC/SecultBA, haverá a Oficina Literária – Dia do Escritor, nos dias 25 e 27 de julho (segunda e quarta-feira), sempre às 10h e 15h. Na ocasião, a oficineira Fernanda Soares fará contação das histórias dos livros de Ana Maria Machado, depois, haverá confecção de um livro de pano baseado na história que cada um dos participantes.

Na terça-feira (26) a Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) e a Biblioteca de Extensão (Bibex) – também vinculadas à FPC/SecultBA, farão um Sarau de Divulgação do 3º Concurso de Escritores Escolares às 10h na Vila Canária, e às 16h, no bairro do Calafate, ambos em Salvador. Já o Encontro com a escritora Sandra Popoff, que abordará sua trajetória como escritora e suas obras literárias voltadas para o público infantil, acontecerá na terça-feira (26), às 14h30 na Biblioteca Anísio Teixeira (Pelourinho).

Encerrando a série de atividades, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré) fará a Oficina Literária – Memórias de Zélia, sexta-feira (29), às 14h. A oficineira e neta da escritora Zélia Gattai, Maria João Amado, irá relembrar os momentos inesquecíveis com a sua avó e falará sobre fatos marcantes que ocorreram entre elas na sua infância e adolescência. A atividade contempla, além do Projeto do Dia do Escritor, o Centenário de Zélia Gattai, celebrado em 2 de julho. Ambos projetos da Diretoria de Bibliotecas Públicas para o mês de julho.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31