MINAS GERAIS, São João del Rei - O Governo de Minas e a Oi apresentam a 5ª edição do Simbio, entre os dias 4 e 28 de agosto, no Museu Regional de São João del-Rei. O evento propõe a abordagem de temas contemporâneos com a arte colaborativa, simbiose artística e a preocupação na capacitação constante de público e profissionais de Arte Contemporânea.

A abertura será no dia 4 de agosto, às 20hs, com entrada gratuita.

Para esta edição, foram convidados artistas plásticos de vários locais de Minas Gerais. Dentre eles, Aruan Mattos e Flavia Regaldo, belo horizontinos, ganhadores de diversos prêmios, "Barulhista" artista sonoro e compositor de trilhas sonoras, com trabalhos realizados em companhias teatrais e de dança de destaque em Minas e SP; a bonequeira Cássia Macieira, que tem um de seus bonecos estampado na capa do disco de Arnaldo Antunes; o fotógrafo João Castilho, o performer e artista plástico Shima; e o grafiteiro Warley Desali. Cada um desses artistas terá um espaço dedicado para suas obras na exposição, sejam com vídeos, esculturas, aquarelas e muito mais.

O Simbio busca artistas que se destacam no cenário mineiro, como afirma o diretor artístico e idealizador do projeto, Jeff Santos "Nestas cinco edições, podemos afirmar que o Simbio é reconhecido pelo seu importante papel ao criar um diálogo multimídia entre os artistas e o público. O evento prima pela busca de artistas que apresentam potencial para dialogar com outras artes, saindo assim do lugar comum".

O Simbio
A 1ª edição do SIMBIO aconteceu no final de 2008, com a participação de quatro jovens e premiados criadores mineiros: Cláudio Santos (design), Grace Passô (dramaturgia), Roberto Bellini (artes plásticas) e Fred Paulino (intervenções urbanas).

Em 2012, o SIMBIO teve seis artistas de diferentes áreas contemplados e posteriormente cada um deles selecionou dois ou três colaboradores de um campo do conhecimento diferente daqueles em que atuam para desenvolverem instalações, que foram expostas no Espaço Mari'Stella Tristão, do Palácio das Artes.

Em 2013, participaram três coletivos: Azucrina, Fósforo Arquitetura e MIR, que apresentaram obras que em comum tratavam da conexão, exploração e a quebra de barreiras. Já a última edição do Simbio, em 2014, contou com os artistas Conrado Almada, Leandro HBL e Brigida Campbell.

O Museu
Aberto à visitação pública a partir de 1963, está localizado na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou sua família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.

O Museu Regional de São João del-Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Arrecadação
O Museu Regional realiza uma Campanha de Arrecadação de Leite durante todo o ano. Estamos recolhendo leite (em pó ou de caixinha) e Aptamil 2, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade de São João del-Rei. Contribua com a nossa campanha!

Serviço
Inauguração da exposição: 4 de agosto, às 20h.
Horário de visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Museu Regional de São João del-Rei
Rua Marechal Deodoro, 12 - Centro
São João del-Rei – MG / Telefone: (32) 3371-7663.

Fonte: MRSJR

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31