SÃO PAULO, São Paulo - O XXV Encontro Estadual de História, organizado pela ANPUH SP será realizado on-line no período de 8 a 11 de setembro de 2020.

Na estrutura organizacional do evento, subdividido em mais de 40 simpósios temáticos, se encontra o Simpósio 'Museologia e Patrimônio Cultural: desafios, propostas e definições', sob coordenação dos professores Felipe Sevilhano Martinez e Luciana Pasqualucci, ambos da PUC-SP.

Para apresentação de trabalhos, a ANPUH SP comunica que as inscrições foram prorrogadas até o dia 8 de junho (segunda-feira) e podem ser realizadas por meio do link abaixo:
https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/inscricoes/capa

Conheça o resumo do ST29
O Seminário Temático "Museologia e Patrimônio Cultural: desafios, propostas e definições" tem como objetivo apresentar e compartilhar pesquisas recentes nas áreas de Museologia, Patrimônio, Arquitetura, Cultura, Arte e História. Nesse contexto, a nova definição de museu elaborada no âmbito do Conselho Internacional de Museus (ICOM) tem gerado controvérsias e estimulado debates. Por um lado, as novas propostas pretendem compatibilizar a definição com as mudanças sociais, econômicas e políticas das últimas décadas. Por outro lado, há o perigo de negligenciar áreas e conceitos fundamentais para o funcionamento dos museus e sua atuação na sociedade, como a vinculação da definição à educação.

Criado em 1946 e vinculado à Unesco, o ICOM adotava uma definição que estabelecia que “o museu é uma instituição sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberta o público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade de seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite”. As novas definições propõem, entre outras coisas, que os museus sejam espaços democratizantes e que contribuam para a justiça social e a igualdade de direitos. As discordâncias mostram que as discussões sobre o papel dos museus e de suas coleções na sociedade precisam ser debatidas tanto no âmbito das instituições museológicas, quanto no ambiente universitário.

Tendo isso em vista, este Seminário Temático está aberto a propostas que discutam o papel dos museus na sociedade atual, em que problemas sociais, políticos e econômicos exigem um papel ativo dessas instituições na sociedade. Isso não significa, entretanto, abandonar conceitos que foram fundamentais na consolidação dos museus como veículos de promoção de memória, cultura e educação. São bem vindas propostas recentes nas áreas de Museologia, Patrimônio, Arquitetura, Cultura, Arte e História. Buscamos a participação de alunos e pesquisadores de diferentes instituições e regiões do Brasil, além alunos dos cursos de “Museologia e formação cultural: conceitos, prática e pesquisas interdisciplinares” e de “Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória”, oferecidos pela PUC-SP.

Consulte aqui as Instruções para proposição de Seminários Temáticos (STs).

Maiores informações sobre o Simpósio Temático 'Museologia e Patrimônio Cultural'
https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=430

Fonte: Editoria RM (com informações ANPUH SP)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30