MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Em agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, a Rede Minas e o Iepha-MG se unem para levar para o telespectador uma programação que promete uma viagem pela história e cultura do estado.


Faixa de Cinema - Folia de Minas (Divulgação)

A emissora exibe programas, filmes e reportagens que mostram a diversidade dos bens materiais e imateriais. Tradições populares, conjuntos arquitetônicos, violas, queijo e outros protagonistas da cultura mineira ganham destaque. A programação especial começa na sexta-feira, 07/08, na Faixa de Cinema e em uma série de reportagens do Jornal Minas.

A Faixa de Cinema brinda o telespectador com um filme sobre as famosas folias, presentes em 506 municípios. Patrimônio imaterial, os ritos apresentam os reis magos com sotaques e gingados mineiros, assim como as manifestações de devoção aos santos. "Folias de Minas", produzido pelo Iepha com direção de Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho, mostra as celebrações em Jaboticatubas, Porteirinha e na capital. O público confere as tradições que se mantém no interior e a modernidade que se tornou uma aliada para um grupo de Belo Horizonte. "Folias de Minas" vai ao ar, sexta (07/08), às 23h30.

Quatro cidades da região central do estado também tem destaque na segunda temporada da série "Minas imaterial". Desta vez, o tema é "saberes das mãos". A repórter Laura Zschaber esteve em Capela Nova, Pará de Minas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto para mostrar o artesanato. Exibido em quatro episódios, o público vai conhecer as belezas desses destinos turísticos que tem como um dos atrativos as peças produzidas pela comunidade. Na primeira reportagem, a arte do tear em Capela Nova traz a história dos artistas e as peças que mantém a cultura da cidade viva há gerações. A série estreia nesta sexta (07/08), às 19h30, no Jornal Minas.


Série 'Minas imaterial' (Divulgação Rede Minas)

 

Novidades na programação
A Rede Minas promete mais novidades. Dia 17/08, quando é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio, a presidente do Iepha, Michele Arroyo, é a entrevistada do Opinião Minas. Nessa mesma data, o Jornal Minas exibe a série "Patrimônio". O Brasil das Gerais prepara três especiais para tratar sobre a riqueza do estado. Os programas "Edição especial" e "Agenda" trazem reportagens sobre a história e a cultura mineira. A música não fica de fora. Um show que faz homenagem à viola mineira, patrimônio imaterial do estado, também ganha espaço na programação.

Iniciativa de valorização do patrimônio mineiro
A ação em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural é uma promoção do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Rede Minas e do Instituto Estadual Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha – MG).

A série "Minas imaterial" e a Faixa de Cinema com "Folias de Minas" vão ao ar sexta, 07/08, pela Rede Minas. O público também pode conferir as atrações através do site da emissora: redeminas.tv.


Faixa de Cinema - Folia de Minas (Divulgação)

Serviço
Jornal Minas
Série Minas imaterial – saberes das mãos
Dia 07/08, às 19h30

Faixa de Cinema
Folias de Minas, de Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho
Dia 07/08, às 23h30

Como sintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

Acesse as redes sociais
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

Atendimento ao público
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Fonte: Rede Minas

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31