RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio lançou nesta segunda-feira (21/12) a marca Visit.Rio — a mais nova plataforma de comunicação do turismo carioca. A ideia é ampliar a interatividade com visitantes e moradores, incrementando as peças promocionais impressas e digitais para exibir as maravilhas e os points do Rio. O portal Visit.rio vai substituir o site Rio Guia Oficial a partir desta terça (22/12), com um visual mais moderno e serviços de geolocalização e mobilidade integrados. A cidade é primeira da América Latina a registrar oficialmente o domínio "rio", sem redirecionamento para sites ".com.br".

— A nova marca foi pensada para ser mais internacional, por isso estará estampada em todo material gráfico e online. Sem falar que o conteúdo é relevante e atual, abrangendo os serviços e atrativos turísticos da cidade. A poucos meses dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a prefeitura mostra a sua preocupação com quem visita a cidade, independente de sua nacionalidade, e com aqueles que moram no município. A ideia é interagir de forma dinâmica – explica o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

A publicação mensal Guia do Rio, editada pela Riotur há 40 anos, também será rebatizada de Visit.Rio, ganhando nova diagramação e um desenho mais arrojado. Todo o material impresso produzido a partir de agora – como folhetos, showcases, mapas e informativos especiais produzidos pontualmente para eventos de grande porte, como as Olimpíadas - levará o selo Visit.Rio. A ideia é deixar um legado na área de comunicação, criando unidade e eficiência no material turístico.

— Não há nenhuma ferramenta do tipo na Internet, o que torna esse lançamento ainda mais especial. A partir de agora, o Rio se posiciona como um destino turístico ainda mais receptivo e preparado para receber e dar o suporte necessário aos visitantes — destacou Alfredo Lopes, presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, parceiro da Riotur no empreendimento.

As principais atrações da cidade — praias, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, Museu do Amanhã — são apresentadas num formato de mosaico na seção Rio Imperdível, enquanto curiosidades sobre o estilo de vida e dados sobre clima e geografia estão disponíveis em "O que nos faz especial" no estilo parallax (técnica que causa uma ilusão de profundidade nas interfaces). Informações úteis e de Mobilidade também são de fácil localização.

As seções "Agenda, O que Fazer e Onde Comer" são as mais dinâmicas, com informações variadas e atualizadas sobre a programação e as novidades da cidade. Na seção "Wishlist", o usuário seleciona as atrações que deseja visitar, organiza de acordo com sua agenda e personaliza seu roteiro, podendo ainda compartilhar em suas redes como será sua programação na cidade.

A parte dedicada a Negócios traz o calendário de feiras, congressos e eventos do segmento. Destinos turísticos localizados nos arredores, como Búzios e Paraty, também são prestigiados no novo portal, na área "Por Perto". Quem acessar o portal em busca de dados sobre o Rio Olímpico será redirecionado para a página Cidade Olímpica.
— Essa nova roupagem exibe o que o Rio tem de melhor, facilitando a vida de todo mundo. Embora seja uma iniciativa voltada para o turismo, a cidade ganhou uma enorme vantagem sobre todas as concorrentes internacionais — avaliou o secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix.

A partir de maio de 2016, o portal fica ainda mais interativo com os "apps" e páginas parceiras para ajudar a traçar rotas utilizando o transporte público, que realizem venda de tíquetes e passeios turísticos e que forneçam reserva de hotéis, apart-hotéis, albergues, pousadas e hospedagem no estilo cama e café.

Nas redes sociais, o nome @visit.rio também substitui o @rioguiaoficial no Instagram e vem acompanha

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 22/12/2015 às 07:35hs - 104 visitas até 16/05/2016 ) 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31