SÃO PAULO, São Paulo - O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugurou a Sala Metrô Tiradentes, um novo espaço de exposições que, ao dinamizar o aproveitamento da estação para além do transporte de passageiros, cria uma grande oportunidade para que milhões de pessoas tenham acesso à arte, uma forma de aproximá-la mais do cidadão.

O projeto é uma iniciativa inédita do Programa de Ação Cultural do Metrô, ideia que surgiu após o êxito da instalação de uma vitrine do museu dentro da estação, há dez anos, onde foi exposta uma peça do acervo, que era trocada periodicamente, dentro de uma temática.

O universo dos presépios trata de cenas da natalidade, cujo o nascimento de Cristo é o centro das representações. Todos os anos, tradicionalmente, o Museu de Arte Sacra apresenta nas comemorações natalinas uma mostra de presépios e, este ano, indo além da tradição, brinda a população com um novo espaço, o qual permitirá que muito mais pessoas tenham a oportunidade de apreciar essa arte que perdura há anos.

A sala será inaugurada com a mostra “Em Busca do Presépio Universal”, que apresentará cerca de 30 conjuntos da Coleção de Presépios do MAS, muitos provenientes do antigo Museu de Presépios, que aqui está desde a década de 1980.

Dentre os conjuntos está “La Nascita de la Esperanza”, uma obra belíssima de Ulderico Pinfildi, uma das maiores autoridades do mundo em presépios. Deste exemplar foram confeccionadas cinco unidades, a nossa e outras quatro, as quais foram distribuídas para museus do mundo, entre eles o Vaticano.

A Sala Metrô Tiradentes será, ainda, uma porta de entrada para a sede do Museu de Arte Sacra, localizado a poucos metros da estação do Metrô. O projeto tem ainda o patrocínio do Ministério da Cultura, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos - Metrô, o Banco Safra.

Exposição: "Sala Metrô Tiradentes – Em Busca do Presépio Universal"
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Período: em cartaz a partir de dezembro de 2015
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Sala Metrô Tiradentes
www.museuartesacra.org.br
Estação Tiradentes do Metrô – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: quarta a sexta-feira das 9h às 17h,
sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: Os passageiros do Metrô terão livre acesso à Sala.
Número de obras: cerca de 30 conjuntos
Dimensões: Variadas

Fonte: SEC SP

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 18/12/2015 às 08:33hs - 50 visitas até 16/05/2016 ) 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31