RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Estudos relacionados a experiências culturais fluminenses estão no livro Dimensões Econômicas da Cultura – Experiências no Campo da Economia Criativa no Rio de Janeiro. Projeto do Observatório Estadual de Economia Criativa (Obec) do Rio de Janeiro, a publicação será lançada nesta quinta-feira (17), às 17h30, em Niterói. O Obec-RJ é fruto de parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Organizada pela professora Flávia Lages, coordenadora do Observatório, e por Mário Pragmácio Telles, a obra traz oito capítulos nos quais pesquisadores ligados ao Obec apresentam resultados das pesquisas realizadas em 2014. O livro tem apresentação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e aborda temas como metodologias de pesquisa em cultura, território e economia; patrimônio material e imaterial; e práticas, manifestações e organizações culturais tradicionais em cidades do Rio de Janeiro.

Os Observatórios Estaduais de Economia Criativa (Obecs) são responsáveis pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a dimensão econômica da cultura. Esses centros estimulam o debate entre estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do segmento sobre o impacto da economia da cultura na sociedade. Os Obecs operam por meio de parceria entre o MinC e seis universidades federais – além do Rio de Janeiro, já existem no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul.

Para Flávia Lages, mais importante do que dispor de dados sobre economia da cultura é realizar análises em cima das informações. "A partir de 2003, o Estado passou a ficar mais atento à questão da análise para suas políticas públicas. Isso tem funcionado muito bem", comenta. Em relação aos Obecs, a professora os considera de enorme importância. "Cada observatório tem a liberdade de fazer o trabalho na linha de sua expertise. Com isso, há mais possibilidades de se enxergar os territórios em que os Obecs estão inseridos e as vocações locais", afirma.

Serviço:
Lançamento do livro Dimensões Econômicas da Cultura – Experiências no Campo da Economia Criativa no Rio de Janeiro

Quando: 17 de dezembro, às 17h30
Onde: Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) – Sala Interartes (Rua Lara Vilela, 126, São Domingos), Niterói (RJ).


Fonte: MinC - Secretaria de Políticas Culturais - Marcelo Araújo

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 17/12/2015 às 14:13hs - 38 visitas até 16/05/2016 ) 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31