RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio lançou, nesta quarta-feira (16/12), o livro "Os monumentos do Rio de Janeiro – Inventário 2015" — obra literária de 384 páginas que descreve as 1.265 obras públicas da cidade. Bustos, estátuas, chafarizes, marcos, efígies, lagos, ruas com calçamento em pé-de-moleque e guarda-corpo de pontes formam o maior conjunto de arte urbana da América Latina.

— Este inventário é também o símbolo do lançamento de uma campanha contra o vandalismo nas redes sociais. Infelizmente, só este ano, mais de 100 monumentos sofreram a ação de vândalos. A ideia é conscientizar sobre a importância de preservar a história da cidade e do nosso país — explicou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

Entre 2012 e 2015, a secretaria investiu R$ 4 milhões para recuperar as obras públicas que foram alvos de vândalos. Uma parceria da prefeitura com a PUC-RJ realiza um estudo para reduzir o custo de recuperação dos monumentos com a utilização da tecnologia 3-D. As imagens são captadas com riqueza de detalhes e, caso haja a necessidade de recompor algum pedaço da obra, o processo de recuperação é menos custoso que o atual. O objetivo da iniciativa é preservar o passado, a memória e a beleza das obras urbanas.

Para estimular e propagar a ideia de preservação dos monumentos, quem foi ao lançamento do livro, no Palácio da Cidade, teve a oportunidade de tirar sua foto ao lado da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade — inserida no totem. A imagem da pessoa — captada pela câmera do tótem — era impressa em poucos minutos. Outra opção era bater a foto do celular usando a hashtag #riomonumentos. Com isso, a foto era impressa direto do Instagram.

O primeiro inventário completo dos monumentos públicos da cidade mostra todas as obras que passam por manutenção periódica da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes. A publicação terá tiragem inicial de 3 mil exemplares e foi custeada em parceria com a iniciativa privada.

— Estou satisfeito com esse livro por chamar a atenção para a importância simbólica dos monumentos. Nas caminhadas do Roteiros Geográficos é fácil constatar o deslumbramento das pessoas quando descobrem os pormenores da história — observou o professor João Baptista Ferreira de Mello, do Instituto de Geografia da Uerj, responsável pelo projeto Roteiros Geográficos que organiza oito caminhadas por mês, em média, pelas ruas do Centro da cidade.

A publicação apresenta as 1.265 obras públicas existentes em 83 bairros instaladas pela Prefeitura do Rio, órgãos federais e estaduais. O trabalho de pesquisa e atualização foi coordenado pela gerente de monumentos de chafarizes da Secretaria de Conservação, Vera Dias, e a confecção do livro durou um ano e quatro meses. As fotografias são de autoria de Jaime Accioly, textos e edição de Alexei Bueno e a publicação da editora Nau das Letras.

Por ter sido a capital da República (1889-1960), o Rio de Janeiro recebeu diversas obras de arte nas áreas públicas e viu o primeiro monumento comemorativo erguido no Brasil ser instalado na Praça Tiradentes, no Centro, em homenagem a Dom Pedro I. A confecção da peça começou em 7 de setembro de 1854 e foi inaugurada somente no ano de 1862. Antes disso, no século 18, os Arcos da Lapa foram construídos para servir de Aqueduto e, com o passar do tempo, tornou-se um dos monumentos e um dos símbolos da cidade.

As personalidades mais retratadas em monumentos são: Getúlio Vargas (com peças instaladas em Benfica, Paquetá, Vila Militar, Cinelândia e Glória) e Santos Dumont (com obras em frente ao Aeroporto Santos Dumont, na Gávea, Vila Militar e Campo Grande). Um dos patrimônios importantes que também estão retratados no livro são os coretos da cidade. Essas obras guardam uma relação afetiva com os moradores dos bairros onde estão instalados e foram palcos de divers

 

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 17/12/2015 às 08:33hs - 48 visitas até 16/05/2016 ) 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31