SÃO PAULO, São Paulo - A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em modelo híbrido: físico e virtual, com intensa programação gratuita composta por ocupações artísticas que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, na amplitude de seu significado.


Obra do coletivo 'Projetemos' (Crédito: Divulgação)

Nas plataformas digitais, o festival promove experiências e conexões humanas. O evento será realizado de 16 de setembro a 18 de outubro, com intervenções em diversos locais nas cinco regiões da cidade, e também no Instagram, Facebook e Youtube.

A comemoração dos 10 anos da Virada Sustentável SP acontece neste momento histórico da Humanidade, em que se fazem ainda mais necessários o pensar sobre o coletivo, os limites do nosso planeta e para onde estamos caminhando. "Acredito que o respeito ao meio ambiente, o consumo consciente, a diversidade irrestrita, a luta contra a desigualdade social e o cuidado com a saúde são as frentes que constroem um futuro mais sustentável a partir do indivíduo, e por isso, adotamos estes temas como pilares desta edição", explica André Palhano, idealizador do evento ao lado da publicitária Mariana Amaral.

A abertura da Virada ocorre no dia 16 de setembro, quarta-feira, com Juntes Recriamos o Futuro, projeção de mensagens em empenas de vários prédios executada pelo coletivo Projetemos , levando as mesmas mensagens vistas em São Paulo, simultaneamente, para Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus. As mensagens são resultado de reuniões de cocriação virtuais sobre desejos de futuro que reuniram centenas de organizações e personalidades, nas diferentes frentes temáticas trabalhadas este ano pelo festival, e ganharam tratamento gráfico de um time de designers e ilustradores para ganhar as ruas.

Um dos destaques da programação do evento é O Amanhã da Paz, uma meditação global simultânea, que acontece com a participação de mais de 200 lideranças espirituais e religiosas, professores e múltiplos porta-vozes da cultura de paz, em parceria com a Virada Zen, celebrando o Dia Internacional da Paz , em 21 de setembro, segunda-feira. Dentre as presenças confirmadas estão Monja Coen (Zen Brasil), os músicos Deva Premal & Miten, a atriz Bruna Lombardi (Rede Felicidade), a mestre espiritual indiana Preethaji, o médico Roberto Shinyashiki, o antropólogo Roberto Crema (Unipaz), o professor Ken Odonell (Brahma Kumaris Brasil), Lama Padma Samten (CEBB), Padre Domingos Cunha (IESH), o cantor Chandra Lacombe, a especialista em yoga Márcia de Luca, o terapeuta Tadashi Kadamoto, a apresentadora Angélica (Positiv) e a jornalista Mariana Ferrão.

Neste ano, para evitar aglomerações e em respeito às orientações das autoridades da saúde, o festival apresenta toda a sua programação de conhecimento, o Fórum Virada Sustentável, em plataforma digital, ampliando a possibilidade de participação para pessoas de fora de São Paulo. Todas as atividades contam com tradução em Libras e tradução simultânea nas palestras de convidados internacionais. Para participar, os interessados precisam se inscrever gratuitamente na atividade de interesse no site da Virada Sustentável: http://www.viradasustentavel.org.br

A primeira atividade do Fórum é a palestra com Kate Raworth, criadora do conceito Economia Donut, que vem revolucionando o modo como pensamos o futuro do capitalismo e a busca pelo crescimento econômico a qualquer custo, no dia 18 de setembro, às 14h.

Nos dias 21 e 22 de setembro, as atividades online debatem sobre a economia circular. A palestra Cradle to Cradle (Do Berço ao Berço) com William MacDonough, um dos criadores do conceito da economia circular, dá início, no dia 21, às 14h, ao ciclo de diversas outras apresentações sobre o tema. No dia 22, às 14h, acontece o painel Desafios da reciclagem no Brasil, com participação de Maria Alejandra Fernandez, representante da ONU Meio Ambiente, que apresenta um estudo feito pela própria instituição sobre os panoramas dos resíduos na América Latina.


Elza Soares participa da conversa sobre existência e resistência da mulher negra (Crédito: Divulgação)

Já no dia 30 de setembro, o evento promove uma programação intensa sobre diversidade iniciada pelo painel Isolamento e Empreendedorismo - a vida das mulheres na pandemia, às 17h, seguido pela conversa com Elza Soares, às 18h sobre a existência e resistência da mulher negra. Às 19h, será transmitido o Painel Acesso Barrado: onde meu corpo não entra, mediado por Paola Valentina, da equipe do Museu, com a participação da cantora Preta Gil, Maya Schneyder, Ivone (Gata de Rodas) e Leonardo Vieira (Memorial da Inclusão) nesta conversa.

Nos dias 7 e 8 de outubro o tema Cidades Sustentáveis permeia todas as atividades, desde a discussão sobre o futuro do trabalho sob a influência da tecnologia, passando pelo uso da inteligência artificial no funcionamento das cidades e suas consequências, à invisibilidade de pessoas que habitam as cidades mas não têm os documentos que os validam como cidadãos. As questões de segurança hídrica e mobilidade urbana também serão abordadas neste ciclo de atividades.

Finalizando o Fórum Virada Sustentável, o foco das atividades passa a ser o Meio Ambiente. No dia 14 de outubro, às 14h, ocorre uma conversa sobre Biomas, pensando nos desafios e soluções para a preservação. A última atividade é a Batata Quente especial, às 15h: uma entrevista com Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), sobre a atual situação da Amazônia e outras questões ambientais importantes.

Após sua realização, todas as atividades da programação do Fórum Virada Sustentável ficarão disponíveis com tradução em Libras e legenda no canal da Virada Sustentável.

VIRADA SUSTENTÁVEL SP
A 10ª Virada Sustentável SP gera ampla visibilidade às iniciativas e debates positivos e inspiradores da cidade, que refletem temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, bem-estar, consumo consciente e economia verde, entre outros.

A edição paulistana é mais uma vez realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para erradicar pobreza e desigualdade social, promover a saúde e o bem-estar geral, respeito à diversidade, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.


luxemburgo HIRES (Foto: divulgação)

Parceiros - A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem. Tem patrocínio de Novelis, Ambev, Gerdau, Electrolux, co patrocínio da Liberty Seguros, Instituto Center Norte, TetraPak e apoio das empresas Ball, ValGroup, Isa Cteep, Mercado Livre, Sabesp, Scania e Nestlé, além de parceria com CBN, Estadão, Ótima, Pacto Global, Cebds, Akatu, Abrelpe, Nic.Br e co-realização Prefeitura de São Paulo.

Sobre - O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

Entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro, em todas as regiões da cidade de São Paulo e nas plataformas virtuais, a Virada Sustentável 2020 apresenta uma programação inteiramente gratuita com instalações, projeções, grafites, cinema, intervenções, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.

O evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

Os destaques de cada semana seguem abaixo. A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: http://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31