MINAS GERAIS, Belo Horizonte - As mostras selecionadas para o Programa de Exposições Temporárias 2020 da Galeria do Minas II serão apresentadas por meio de vídeos, que serão publicados, mensalmente, no site do Minas, nos canais digitais do Clube dedicados à cultura e no canal oficial do Minas no Youtube (youtube.com/minastcoficial).

Escolhida por meio de edital, a primeira das cinco exposições a ser exibida no novo formato é “Entrelaços”, da arquiteta e artista plástica Helga Freitas Pompeu. A mostra apresenta fotos e peças em renda, confeccionadas manualmente por artesãs de Sabará, de outras regiões do Brasil e de outros países, oriundos da pesquisa para sua tese de doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, defendido na Escola de Arquitetura da UFMG. O vídeo foi publicado no dia 15 de setembro, terça-feira. (link para vídeo - http://abre.ai/byC4)

Helga Freitas Pompeu já expôs no TJMG, na Escola Guignard, na Faculdade Milton Campos e recebeu convite para expor seu trabalho em Nice, França. Na exposição “Entrelaços”, ela apresenta a pesquisa e a beleza da cultura das artesãs. “É um trabalho sobre o savoir-faire de rendeiras que se dedicam ao ofício de tecer”, explica a artista. A montagem da exposição propõe uma nova percepção sobre a delicadeza dos trabalhos e tem como objetivo despertar a sensibilidade dos espectadores que serão atraídos pela familiaridade das peças expostas.


Depoimento de Helga Freitas Pompeu: http://abre.ai/byC4

Por meio da exposição “Entrelaços” é possível, além de contemplar o trabalho artesanal em ambiente museológico, entender a importância do artesanato na cultura nacional. Doutora em história econômica e orientadora de Helga, a professora Yacy Ara Froner afirma no texto de apresentação da exposição que “ao registrar estes objetos e verificar as semelhanças entre a renda de Sabará e as encontradas em outras regiões do Brasil e em outros países, Helga procurou revelar a importância da presença feminina como impulsionadora de processos fundamentais à consolidação de identidades e a autonomia econômica”.

Livro Entrelaços
A tese de doutorado de Helga Freitas Pompeu foi transformada em livro. A publicação “Entrelaços”, que tem o apoio do Minas Tênis Clube, é apresentada com o texto assinado por Yacy Ara Froner, doutora em história econômica e orientadora de Helga no estudo. No texto, a orientadora mostra as questões tratadas no livro, como “a complexidade que envolve a simplicidade do tecer; a multiplicidade de narrativas e a via de mão dupla entre o coletivo e o autoral, a tradição e a criação”. A renda se mostra no estudo como algo que vai além da simples ornamentação, mas como um símbolo de resistência, tradição e respeito ao fazer artístico dos artesãos.

Ricamente ilustrado com fotos dos trabalhos e das mãos das mulheres rendeiras, a publicação “Entrelaços” é um documento sobre a importância do trabalho artesanal que, além de bonito e delicado, é responsável pelo sustento de tantas famílias. “Assim, como tecer é um ato de ordenar o mundo, o texto procura oferecer ao leitor a tessitura dos sentidos”, escreve Yacy.

Um exemplar do livro e uma peça de renda serão sorteados no perfil do instagram do Minas Tênis Clube dedicado à Cultura (@mtccultura).

Serviço
Programa de Exposições Temporárias da Galeria do Minas II
Exposição Entrelaços, de Helga Freitas Pompeu
Data: 15 de setembro, terça-feira.
Local: perfil do Instagram, @mtccultura, e Facebook, /mtccultura

Livro Entrelaços
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

Fonte: CCMTC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31