DISTRITO FEDERAL, Brasília - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança nesta quinta-feira (17) o Catálogo dos Mamulengos do Distrito Federal.

A apresentação do volume ao público acontecerá em uma live, no âmbito das Jornadas do Patrimônio do DF, evento realizado anualmente pela Secretaria de Educação. A publicação foi elaborada a partir de uma parceria entre o Iphan e os detentores da manifestação, registrada como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2015.

A construção do catálogo foi uma demanda que partiu dos próprios detentores do bem cultural. A necessidade veio à tona durante a I Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos do Nordeste, realizada pelo Iphan em agosto de 2019. Na época, eles diagnosticaram a falta de um material informativo de fácil acesso, com dados atualizados sobre os bonequeiros e suas trajetórias.

A partir do evento, no âmbito das ações de salvaguarda, começou um processo de construção coletiva que culminou na edição da publicação. O conteúdo foi produzido por detentores, e, posteriormente, passou por curadoria e organização dentro do Iphan. O resultado é um volume que reúne a trajetória de 13 grupos de brincantes e produtores associados à manifestação, bem como os seus canais de contato, revelando a diversidade da brincadeira dentro do DF. Posteriormente, o material será distribuído a gestores e técnicos que atuam no campo do Patrimônio Cultural e em eventos de apresentação.

Para a técnica do Iphan, Ana Carolina Lessa Dantas, a realização do lançamento, ainda que por videoconferência, é fundamental para que o projeto surta o efeito desejado. "A oportunidade do lançamento é fundamental não apenas para divulgar a publicação, fruto do trabalho coletivo e empenhado dos detentores e dos técnicos, mas também para, mesmo em meio à pandemia, celebrar a continuidade da salvaguarda e das políticas de apoio à cultura popular", pontua.

Patrimônio e educação durante a pandemia
As Jornadas do Patrimônio são um evento organizado anualmente pela Secretaria de Educação do Distrito Federal em parceria com outras instituições, entre elas, o Iphan. O objetivo é reunir pessoas e grupos que trabalham Patrimônio Cultural e educação de forma conjugada.

Devido à pandemia de Covid-19, a iniciativa teve o seu formato adaptado: em vez de acontecer ao longo de uma semana, terá lugar em lives distribuídas ao longo de alguns meses, com fim previsto para novembro.

Serviço
Lançamento do Catálogo dos Mamulengos do DF
Quando: 17 de setembro de 2020, das 10h às 12h
Onde: em casa, durante a live das Jornadas do Patrimônio do DF

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31