RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Game interativo incentiva o conhecimento sobre pontos históricos e culturais da cidade por meio de perguntas e respostas, e troca pontos acumulados por prêmios


Em game de conhecimentos sobre o Rio, alunos da rede pública podem ganhar recarga de celular e até computador (Foto: Divulgação)

PROACOINS Rio
Resultado de uma parceria entre o Rio Memórias e o Instituto PROA, o game PROACOINS chega à cidade do Rio de Janeiro depois de dois anos de sucesso em São Paulo (67 mil downloads). Mais do que um projeto cultural, essa parceria busca promover uma mudança social.

Lançado no dia 15 de setembro, o game incentiva o aprendizado sobre a cidade do Rio de uma forma lúdica e pouco convencional, estimulando a pesquisa e a criatividade. Com informações e perguntas sobre fatos, monumentos, personagens e acontecimentos, o jogador é levado a fazer uma verdadeira viagem pelo tempo e pelos espaços cariocas. Uma maneira de levar conhecimento e cultura aos jovens, proporcionando aprendizado de forma atrativa e colaborativa.

Ao navegar pelas missões - informações e perguntas - o jogador amplia seu conhecimento e acumula pontos à medida que acerta as respostas. Aqueles que são alunos da rede pública da Cidade do Rio de Janeiro (8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) podem trocar seus pontos por recarga ou chips de dados, aparelhos celulares e computadores, uma oportunidade de ampliação de acesso à internet e equipamentos para assistir às aulas à distância e se divertir.

"Estamos felizes demais com a parceria com o Rio Memórias. Não teria melhor parceiro para levar o PROACOINS ao Rio de Janeiro. O Instituto PROA tem como premissa a educação como meio de transformação e construção de um futuro promissor. Buscamos nos aproximar da vida desses jovens por meio da educação, ampliando sua bagagem cultural e conhecimento da cidade. O PROACOINS é mais um caminho", afirma Rodrigo Dib, diretor-executivo do Instituto PROA.

Por enquanto, os participantes podem jogar sem sair de casa, respeitando as regras de isolamento social. Ao final da quarentena, dezenas de perguntas e recompensas serão agregadas ao jogo para que a experiência possa ser ampliada: os jogadores serão levados a visitar pontos históricos importantes e descobrir muitas novidades, caminhando pela cidade.

O PROACOINS está disponível em Android e iOS no Google Play e App Store.

Rio Memórias
O Rio Memórias é um movimento que tem como missão resgatar, valorizar e divulgar a história da Cidade do Rio de Janeiro para o maior número possível de pessoas, provocando a reflexão sobre o passado para a promoção de um futuro melhor. O projeto busca fomentar o acesso à cultura, com um viés educativo e informativo através de plataformas virtuais e presenciais.

O museu virtual ( www.riomemorias.com.br) foi inaugurado em 28 de Agosto de 2019 e até o mês de junho acumulava 23,1 mil visitantes. O museu destaca cerca de 80 fatos históricos da cidade em duas galerias, RIO DESAPARECIDO e RIO DE SONS, desde os primórdios da fundação até os dias de hoje. "Conhecendo a história de onde vivemos, somos capazes de traçar novos caminhos, entender e construir a nossa própria identidade", explica Livia Baião, idealizadora do Rio Memórias.

Com uma atuação bastante ativa nas redes sociais ( @riomemorias e Facebook), o Rio Memórias procura contar e recontar a grande história conhecida e tantas vezes esquecida e faz ecoar vozes silenciadas, lugares e pessoas desaparecidas, de um passado recente e um passado remoto.

Acreditando que os jovens são os maiores agentes de transformação, foram desenvolvidas ações presenciais e virtuais direcionadas para o público jovem, principalmente para os estudantes. O objetivo é atuar de forma mais direta para engajá-los nesse movimento de resgate e valorização da história da cidade.

Nesse sentido, o Rio Memórias criou em agosto um novo Instagram ( @riomemorias.educa), o canal de YouTube e vem agora lançar o game PROACOINS, que pretende estimular os jovens a ter uma relação mais proativa com a cidade.

Instituto PROA
O Instituto Proa é uma ONG que tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento educacional e empregabilidade para jovens de baixa renda. Nos últimos 11 anos, 3.800 alunos passaram em seus cursos com o objetivo de conquistar um lugar no mercado de trabalho ou ingressar na faculdade.

O Instituo PROA e a Oracle criaram o PROACOINS, um aplicativo que junta tecnologia, cultura e educação em um game. Voltado principalmente para estudantes de escolas públicas com recompensas na vida real, o PROACOINS busca promover uma mudança social, estimulando o conhecimento sobre a cidade e sua história, e dando acesso a oportunidades concretas.

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31