RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Um banco de dados da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) reúne tanto o acervo institucional quanto o memorial. Trata-se do Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (Rubi), que foi lançado no dia 22 de julho, durante o Seminário Tecnologia e Cultura, no auditório da FCRB.
No caso do acervo institucional, os documentos abrangem produção de pesquisa da Casa nas áreas de história, direito, filologia e biblioteconomia, por exemplo. Já o acervo memorial envolve os setores de objetos históricos como a biblioteca do Rui Barbosa, o museu, o arquivo de memória e literatura brasileira, e o setor de obras raras. A busca no sistema do Rubi poderá ser feita por autor, título, setor ou data.
O repositório conterá também uma memória de todos os eventos da Casa, que está em meio digital. Os dados poderão ser acessados por tablets e celulares. O projeto Rubi é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido por Ana Lígia Medeiros, diretora do Centro de Memória e Informática da Casa de Rui Barbosa, na área de Cultura e Digitalização. A expectativa da Fundação é que a plataforma possa democratizar o acesso aos dados produzidos pela instituição, que estará disponível inclusive para cópia.
Mais informações: http://www.casaruibarbosa.gov.br
Fonte: FCRB