DISTRITO FEDERAL, Brasília - Na última terça-feira, 15 de setembro, a superintendência do Iphan na Paraíba participou de uma reunião com Coordenação de execução da Lei Aldir Blanc no estado.


Feira de Campina Grande (Foto: Acervo Iphan)

Na ocasião, definiu-se que o Iphan mobilizará sua rede de contatos e cadastros de detentores do Patrimônio Cultural Imaterial para fortalecer o Cadastro Cultural, que está aberto em plataforma eletrônica para receber as inscrições de artistas e demais trabalhadores culturais que terão direito à renda emergencial mensal.

O cadastro está sendo feito através do endereço eletrônico www.cadastrocultural.pb.gov.br. A plataforma está aberta desde 26 de agosto e segue até o dia 30 de setembro.

A parceria estabelecida entre Secretaria Estadual de Cultura (Secult), o Comitê Executivo da Lei Aldir Blanc na Paraíba e o Iphan amplia o raio de distribuição das informações a respeito desses benefícios emergenciais que chegam para dar suporte aos segmentos e seus operadores nesse período de pandemia e paralisação das atividades.

A ação vai ter um enfoque especial nos detentores envolvidos com os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Brasileiro. Compõem este conjunto na Paraíba a Roda de Capoeira, o Ofício dos Mestres de Capoeira, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, a Feira de Campina Grande, Babau, e a Literatura de Cordel. Também serão contemplados os bens em processo de registro no estado: Cocos do Nordeste, Matrizes do Forró, Repente e Festa do Rosário de Pombal.

Na Paraíba, esse editais atuarão em dois blocos: a premiação de indivíduos e grupos, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido; e a premiação de propostas de manutenção ou de retomada de atividades de espaços, grupos e iniciativas.

São 12 editais que, juntos, beneficiarão 2.239 propostas e atividades de forma direta, bem como outras 10.150 iniciativas de modo indireto, com a distribuição de aproximadamente R$ 18 milhões.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31