RIO DE JANEIRO, Niterói - Na semana de inauguração da exposição 'Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas', o MAC Niterói convida a cidade para, na quarta-feira, 10 de agosto, das 15h às 18h, a 19ª edição do Museu Fórum, uma conversa sobre arte, ação ambiental e a preservação dos recursos hídricos.

A programação é gratuita e inicia com a exibição do curta "The Discarded", de Annie Costner. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do MAC e tem o objetivo de proporcionar uma visão geral destas águas e vidas, que nem todos conhecem.

Como afirma Luiz Guilherme Vergara, Diretor e Curador do MAC Niterói, o nome Niterói, Águas Escondidas no idioma tupi-guarani, é apropriado como inspiração conceitual que aponta para relações que ultrapassam o visível dentro de um ecossistema de vidas. A Baía de Guanabara, "bará = mar", ou então guana ("seio") bara ("mar"), "mar do seio", não é habitada apenas para satisfazer as necessidades do reino humano, mas de um universo de seres e belezas que co-habitam a paisagem trazendo-as a tona. Assim, esse debate pretende, entre outras questões, discutir soluções e alternativas para os problemas relacionados ao meio-ambiente, de uma forma positiva e consciente, que beneficie os seres envolvidos.

Na ocasião, haverá a estreia do documentário curta-metragem The Discarded (15'), dirigido por Annie Costner e Carla Dauden. Dentro do contexto Olimpíadas 2016, o filme traça um paralelo entre o volume alarmante de lixo que ocupa as ruas e a Baia de Guanabara, e aqueles que são afetados por essa situação diariamente. Contando com a participação de especialistas no assunto, o programa Museu Fórum propõe a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes da sociedade contemporânea.

Convidados
Axel Grael – Vice Prefeito de Niterói
Thiago Marques – Coordenador de Meio Ambiente - Projeto Grael
Maria Ignes Albuquerque – Curadora e idealizadora do Rancho Verde
Dora Hees – Presidente do Instituto Baia de Guanabara (IBG)

Mediação de Priscilla Grimberg - coordenadora MUSEU FORUM – Eixo Ambiental de professores e atendimento a crianças de 0 a 6 anos, entre os quais destaca-se o trabalho continuado com crianças e professoras da Casa da Criança, em 2013 e 2014

The Discarded (15’) - Sound Off Films e Zero Waste
Quando o mundo descer para o Brasil durante as Olimpíadas de 2016, eles encontrarão mais, ou talvez menos, do que eles esperavam: carrinhos de supermercado, poluição de plásticos e um cheiro desagradável que ofusca a tão icônica paisagem da Baía de Guanabara. Descartados é um documentário curta-metragem que traça um paralelo entre os esquecidos cidadãos do Rio de Janeiro e o volume alarmante de lixo que, sem nenhuma consideração real do governo, toma as ruas e consequentemente a Baía de Guanabara.

Com as Olimpíadas, a cidade tenta maquiar o problema em nome dos atletas e turistas que virão. Mas o que acontece quando as câmeras deixarem a cidade? E quanto as pessoas do Rio, que seguirão vivendo em meio ao lixo?

Annie Costner, ambientalista e filha do ator hollywoodiano Kevin Costner, apresenta este documentário curta-metragem que traça um paralelo entre os esquecidos cidadãos do Rio de Janeiro e o volume alarmante de lixo que, sem nenhuma consideração real do governo, toma as ruas e consequentemente a Baía de Guanabara. Com as Olimpíadas, a cidade tenta maquiar o problema em nome dos atletas e turistas que virão. Mas o que acontece quando as câmeras deixarem a cidade? E quanto as pessoas do Rio, que seguirão vivendo em meio ao lixo?

Serviço
Museu Fórum – Águas e Vidas Escondidas
Salão Principal do MAC Niterói
Mediação: Priscila Grimberg
Data Quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Horário: 15h às 18h
Atividade gratuita

Museu de Arte Contemporânea
Mirante da Boa Viagem sem número - Niterói
Mais informações: (21) 2620-2481

Fonte: MAC Niterói

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31