DISTRITO FEDERAL, Brasília - Os visitantes que passarem pela Ilha do Campeche, em Florianópolis (SC), encontrarão os sítios arqueológicos do local identificados e sinalizados


Foto: Iphan-SC

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina (Iphan-SC) finalizou, no dia 3 de novembro, um extenso levantamento arqueológico, que contemplou o recadastramento, delimitação, cercamento e sinalização dos sítios arqueológicos na Ilha do Campeche.

Nesta ação, o Instituto investiu cerca de R$ 178 mil. Tombado como Patrimônio Cultural desde junho de 2000, o local foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Ao todo, dez sítios arqueológicos históricos foram sinalizados e cinco receberam cercamento. As placas instaladas possuem informações sobre história do sítio e também sobre o tombamento da Ilha.

“Anteriormente, não conhecíamos o número preciso de sítios arqueológicos na Ilha. Por isso, o nosso trabalho foi fazer uma busca intensiva e sistemática por todos os demais sítios no local”, explica a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola. “Nosso objetivo era atualizar o cadastro do Iphan, melhor informar o visitante e promover uma educação patrimonial mais qualificada, além de melhorar a gestão do Patrimônio Arqueológico na Ilha do Campeche.”

Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche: sítio arqueológico e paisagístico está localizada na costa leste do município de Florianópolis e abriga representativa parcela do Patrimônio Arqueológico do Estado de Santa Catarina. Possui a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro e é considerada um dos paraísos naturais mais exuberantes do país, também pelo valor arqueológico.

Entre os tesouros deixados pelos povos antigos há inscrições e registros, desenhos que lembram flechas e máscaras, símbolos geométricos, um monolito com nove metros de altura e um ponto magnético sinalizado com inscrição rupestre onde as bússolas têm comportamento alterado. O local possui ruínas de armação de baleia, datadas de 1772.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31