MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Iniciativa tem como objetivo fomentar o setor cultural por meio de palestras e oficinas e geração de emprego e renda; Carlinhos Brown é o convidado especial para abertura

A cidade de Brumadinho passou por momentos difíceis e, para contribuir com o fortalecimento dos valores culturais locais, da autoconfiança da comunidade e do ambiente cultural, foi criado o programa “Caminhos da Arte”: uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores do município, com estímulo à retomada gradual das atividades criativas e com oportunidades para um público jovem e adulto participar de vivências e atividades formativas artísticas.

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart, com o patrocínio da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO, o Caminhos da Arte é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. A iniciativa tem um escopo amplo de atuação que se estenderá pelo período de um ano.

Em função das medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de Covid-19, a primeira etapa do projeto será realizada em formato virtual, visando garantir a segurança dos participantes e envolvidos. A previsão para o próximo ano é de que as atividades aconteçam de forma presencial.

A palestra de abertura do Caminhos da Arte será realizada pelo cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown, no dia 23 de novembro, às 19h. Ele vai relatar sua história artística e os caminhos que trilhou até conquistar o espaço que ocupa hoje na música popular brasileira. A abertura contará também com performance musical do violonista André Correia, artista de Brumadinho. O evento será transmitido pelo site do programa (www.cdabrumadinho.com.br). O link será disponibilizado pelas redes sociais do programa (@cdabrum) e também pelo site da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (fcs.mg.gov.br).

A programação de atividades online oferece palestras, conversas com artistas, educadores e articuladores de Brumadinho e de outras regiões do estado e do país, além de oficinas exclusivas para moradores do município. As atividades formadoras, profissionalizantes e reflexivas terão início no dia 24 de novembro. Toda a programação é gratuita.

Caminhos da Arte
O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: Técnico – evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas; Artístico – que fomenta a expressão cultural e a inclusão social e de Bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana. Todas as atividades foram pensadas para o desenvolvimento individual e coletivo.

“Estamos muito felizes com a realização do programa Caminhos da Arte, pela chance que ele nos dá de contribuir com o fortalecimento da identidade local, agregando novos saberes e ofícios, gerando atividades econômicas e renda para jovens e adultos por meio de inovações possíveis no campo da arte. É a possibilidade de geração de impacto social, econômico e humano que a arte e a cultura possuem. Nos orgulha muito contar com a parceria da Caterpillar e da iSSO neste programa, viabilizando ações de formação cultural de relevância para as comunidades de Brumadinho”, comemora Eliane Parreiras, Presidente da Fundação Clóvis Salgado.

Um dos propósitos básicos do programa Caminhos da Arte é a criação de uma Rede de apoio da iniciativa privada e sociedade civil, por meio do poder transformador da arte e da cultura, para fomento da comunidade local e geração de impacto social, econômico e humano.

Educativo
Uma equipe de Professores do Cefart irá produzir e disponibilizar no site do programa (www.cdabrumadinho.com.br) uma série de conteúdos voltados para o aproveitamento integral das atividades e assuntos apresentados durante a programação. São reflexões sobre conteúdos educativos e experiências práticas – desde primeira infância até adolescentes e para professores, que estão autorizados a utilizar o conteúdo em aulas on-line.

Esse programa é realizado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura; pelo Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, à qual a Fundação Clóvis Salgado está vinculada; com o patrocínio da Catterpillar e do Instituto Social Sotreq - iSSO. Este programa tem, também, a APPA Aarte e Cultura como co-realizadora.

Serviço
Programa Caminhos da Arte
Realizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes
Contato para o público: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 99400-1347
Site do programa Caminhos da Arte: www.cdabrumadinho.com.br
Site Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br
Abertura da programação: 23 de novembro de 2020 – 19h.

Fonte: Secult MG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31