RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A direção da FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro, a divulgação do resultado do Programa Apoio à Conservação da Biodiversidade: Coleções Biológicas do Estado do Rio de Janeiro – 2020


Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Foram contempladas 30 propostas, nos mais variados propósitos definidos do edital e em diversas instituições fluminenses, destacando-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com nove projetos aprovados; a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com quatro aprovações; e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com três cada. No total, foram contempladas onze instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Lançado na primeira quinzena de novembro passado, o edital tinha por objetivo apoiar o financiamento de projetos que visassem dar suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação das coleções biológicas (microrganismos, zoológicas, botânicas) das instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro, por meio de ações como a melhoria de infraestrutura e promoção de digitalização e a informatização de coleções biológicas.

O programa prevê investimentos de R$ 9,2 milhões no apoio à conservação da biodiversidade das instituições de ensino e pesquisa sediadas em território fluminense. Os recursos irão contribuir para o armazenamento seguro dos acervos ou para a implementação de infraestrutura necessária à investigação e recuperação das Coleções Biológicas do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, essa iniciativa de apoio à biodiversidade é crucial para que se possa fortalecer o estudo e a conservação dessas. Coleções. “No estado do Rio de Janeiro abrigamos diversas coleções de valor incalculável, e que muitas vezes estão alocadas em ambientes inadequados, sujeitas à deterioração e acidentes, como no caso do incêndio que aconteceu no Museu Nacional, em 2018. Investir na conservação, manutenção e informatização de nossas Coleções Biológicas é propiciar ao Rio de Janeiro um padrão de segurança adequado e desenvolvimento de seu potencial para o estudo e pesquisa no conhecimento e compartilhamento da biodiversidade”, afirma Lima Silva.

Confira no endereço abaixo a lista completa dos projetos contemplados
Resultado: Edital Programa Apoio à conservação da biodiversidade: coleções biológicas do Estado do Rio de Janeiro – 2020

Fonte: Ascom FAPERJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30