BAHIA, Salvador - O poeta, educador e cordelista Maviael Melo, realiza a partir desta quinta-feira, 14 de janeiro, no seu canal do YouTube, o projeto EDU Cordel, oficina virtual de Literatura de Cordel

 

Serão 10 aulas da oficina de escrita criativa abertas ao público em geral, que irão abordar vários gêneros da literatura de cordel, apresentando grandes nomes do movimento.

“Esse projeto existe desde 2010 presencialmente, mas devido à pandemia do Covid-19, esse ano será realizado de maneira virtual. Queremos manter viva a Literatura de Cordel, patrimônio cultural do povo brasileiro”, conta Maviael. No final das aulas, será apresentado um ebook com a produção dos textos das oficinas.

Maviael Melo, em mais de 20 anos de carreira, vem representando a cultura nordestina, através das suas canções e poesias e, também com centenas de oficinas pelo Nordeste, visando promover em cada encontro temas atuais e necessários para a formação do publico leitor.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

As aulas estarão disponíveis semanalmente, até 18 de março, no canal https://www.youtube.com/channel/UCqkEc6KXzUcYLoDI1O02pHw?view_as=subscriber, a partir das 10h.

Programa Aldir Blanc Bahia
Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são, a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31