BAHIA, Salvador - O projeto Histórias Contadas em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento é uma proposta de promoção da cultura afro-baiana, representada através das estampas do Artista Plástico Alberto Pitta que há 40 anos vem desenvolvendo trabalhos de pesquisas e criações artísticas

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Alberto Pitta é um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece por estampas afro baianas, se utilizando de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração. Destaca-se no cenário artístico e cultural da Bahia, sobretudo, no que se refere ao carnaval dos blocos afro, afoxés e de índios em Salvador. Nos últimos 22 anos, tem se dedicado também na produção e concepção artística do Cortejo Afro, bloco que vem ressaltando o resgate de valores estéticos no carnaval de Salvador, com estampas, figurinos, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta para as avenidas da cidade.

No seu currículo, além da produção dos ensaios da banda e dos desfiles de carnaval do Cortejo Afro desde 1999, consta também exposições em Frankfurt, Angola, EUA, França, Londres além de participações em festivais de cultura nacionais e internacionais. Sua vivência dentro de terreiros de candomblé favorece e estimula a criação artística, possibilitando assim, a extração do essencial para a interpretação de códigos e símbolos.

O Histórias Contadas em Tecidos será apresentado no formato virtual através de website e redes sociais do projeto. Além disso, ficarão registradas as lives realizadas por Alberto Pitta falando do processo criativo das estampas do canal no Youtube.

"Pretendemos ofertar um espaço de materialidades visuais históricas, consistindo em uma exteriorização da simbologia afro-religiosa em Salvador, ao mesmo tempo em que representamos lugares sagrados de criação artística", destaca Pitta.

Serviço
O que: Histórias Contadas em Tecidos - Ancestralidade e Pertencimento
Quando: 28 de janeiro 2021
Instagram: https://www.instagram.com/historiasemtecidos/
Facebook: https://www.facebook.com/historiasemtecidos/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBxerBMwzR_qlr5X8E9GrTg
Website: historiasemtecidos.com.br/

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31