BAHIA, Salvador - A partir do dia 01 até 10 de fevereiro, a 4ª edição da MOSTRA Lugar de MULHER é no CINEMA abre inscrição gratuita para a produção de curtas-metragens realizados por cineastas mulheres e pessoas não binárias

A iniciativa está alinhada à política de defesa dos direitos humanos ao fomentar e celebrar produções diversas, realizadas dentro ou fora do território nacional, que discutem questões de gênero, raça, sexualidade e identidade. O envio dos filmes deve ser feito pela plataforma Google Forms. Serão selecionadas 20 produções. Em 2021, a Mostra tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A MOSTRA Lugar de MULHER é no CINEMA foi idealizada em 2017 pelas cineastas baianas Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha. O evento traz para o público obras que dialogam com pensamentos contemporâneos e possuem múltiplas linguagens, estéticas e temáticas. Hilda conta que a criação da iniciativa foi uma grande conquista para o cenário cultural da Bahia, mas também envolveu muita luta para viabiliza-la. "Esta é a primeira vez que contamos com apoio financeiro. Acredito que é uma grande oportunidade para dar ainda mais visibilidade para projetos que possuem a representatividade como foco".

Dayane Sena, coordenadora de produção, aponta que o grande diferencial da Mostra para o campo do audiovisual nacional e soteropolitano é debater o local da mulher no universo cinematográfico. Sena ressalta que a amplitude de significados e espaços que podem ser ocupados pelas profissionais femininas ganhadestaque através das exibições e variedade de atividades propostas pela Mostra. A intenção é colocar em voga trabalhos plurais que falem da mulher, levando em consideração suas especificidades e contextos.

Nessa edição, a Mostra acontece no formato online, de 22 a 28 de março,com exibições de filmes no site www.mostramulhernocinema.com.br, debates e atividades nas plataformas digitais como Youtube e StreamYard. Em 2021, serão premiados curtas-metragens nas categoriasMelhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretora e Melhor Atriz na "Mostra Selecionada"; Melhor Animação na "Mostra Matinê" e "Prêmio Especial Marielle Franco" para o melhor curta com temática em direitos humanos. A critério do júri, a 4ª Mostra poderá ainda conceder premiações extras tais como: especiais, destaques e/ou menções honrosas.

Serviço
Inscrições Abertas: MOSTRA Lugar de MULHER é no CINEMA
Quando: 01 a 10 de fevereiro
Link: shorturl.at/gjnzT
GRATUITO
www.mostramulhernocinema.com.br

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31