BAHIA, Salvador - Entre os dias 01 a 12 de março acontecerá a 3ª edição do Caravana Mulheres nas Artes com a realização das oficinas de fotografia e figurino para mulheres

O evento conta também com uma roda de discussão com tema Autonomia das Mulheres na Produção Artística. Esse ano, devido ao cenário da pandemia do Covid-19, as oficinas e debate vão ser realizadas no formato online.

As ações propostas visam a formação artística, a utilização da arte como elemento potencializador de transformações na vida das mulheres; além de propor diálogos e outras formas de intervenção na cultura local. Ao final das atividades, será realizada uma exposição virtual coletiva das fotografias produzidas no projeto.

A Caravana teve sua primeira experiência na cidade de Salvador e em Vitória da Conquista, sendo contemplada pelo edital Março Mulheres 2015 da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Na ocasião, foram realizadas oficinas de graffiti, figurino para cinema, turbantes, um ciclo de debates sobre produção artísticas das mulheres e uma mostra de cinema sobre o tema. Em sua segunda edição, em 2017, a Caravana Mulheres nas Artes foi aprovada pela edital de Territórios Culturais 2016, da SECULT, e realizou vivências de fotografia e de produção literária com mulheres das comunidades quilombolas de Jatimane, Lagoa Santa e Boa Vista nos municípios de Nilo Peçanha, Ituberá e Camamu respectivamente. Em sua 3ª edição, a Caravana Mulheres nas Artes propõe oficinas de fotografia e figurino cênico.

Voltada para mulheres, com idade a partir de 18 anos, para cada uma das oficinas serão disponibilizadas 15 vagas. Estas serão gratuitas, assim como todo material utilizado nas atividades. As interessadas deverão preencher o formulário eletrônico disponível na bio do instagram do projeto https://www.instagram.com/mulheresnasartes/ e informar a oficina de sua preferência. As oficinas serão ministradas pelas facilitadoras Nti Uirá (Fotografia) e Dáfine Prates (Figurino).

Na oficina de Fotografia, será abordado a história, conceitos e técnicas básicas dessa expressão artística bem como elementos de construção, narrativa e concepção da imagem. Discutiremos a relevância da fotografia enquanto ferramenta de composição de memória, afirmação de identidade e com ferramente de práticas. Vamos refletir sobre a produção artística feminina e a importância do lugar de fala na produção de narrativas visuais. Já a oficina de Figurino irá discorrer sobre o passo a passo de uma produção, desde orçamento, tecidos e melhor maneira de customizar e caracterizar o figurino de acordo com o roteiro.

O Projeto Caravana Mulheres nas Artes tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço
CARAVANA MULHERES NAS ARTES
Data: 01 a 12 de março de 2021
Local: Ambiente Virtual
Horário: Fotografia 09 às 12 h | Figurino 14 às 17h
Instagram: https://www.instagram.com/mulheresnasartes/

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31